O Futbol Club Barcelona é um dos times mais marcantes da história do futebol. Seja pelos grandes jogadores que passaram pelo time, pelos títulos, e até pela memória dos mais jovens na sua relação com os jogos de futebol no videogame.
Muitos elementos, incluindo a sua história, fizeram a torcida e o próprio Barcelona adotarem o lema “Més que un club”, ou “Mais que um clube” na tradução do catalão.
A identidade e a representatividade da região da Catalunha é também um peso histórico do Barcelona, em todo o legado separatista da comunidade. Assim, saber quando o Barcleona foi fundado e outros aspectos da sua história são importantes para entender a sua grandiosidade.
Qual o ano de fundação do Barcelona?
A história do Barcelona começa com um anúncio em um jornal local, ao final de 1899. Hans Gamper — mais connhecido por Joan Gamper — fez um chamado ao povo da cidade para tentar formar um clube de futebol na cidade.
Já em Barcelona, o jovem Gamper, aos seus 22 anos de idade, jogava bola e gostaria de repetir seu feito de montar um clube na cidade. O anúncio teve retorno e resultou em uma reunião com 11 jogadores no Gimnasio Solé. Ali, era fundado o FC Barcelona.
Quem foi Joan Gamper?
Gamper era um jovem suíço que já havia montado outros times em seu país, inclusive jogando por eles. Em 1896, fundou o Excelsior Zürich, seu primeiro clube de futebol, que futuramente se tornaria o FC Zürich, que atua até hoje na primeira divisão suíça.
Uma curiosidade é que o extinto Excelsior Zürich, formado por Gamper, foi criado com as cores azul e vermelho, semelhante às cores adotadas pelo clube catalão.
Durante sua história, o jovem suíço foi presidente do Barcelona cinco vezes, a primeira em 1909, e sua última saída se deu em 1925. Esta por ser exilado após uma manifestação da torcida do Barcelona contra o hino espanhol.
A primeira crise do Barcelona
Nos últimos anos de Joan Gamper na presidência do Barcelona e após sua saída, o clube viveu suas primeiras crises, muito influenciadas pelo contexto externo no país.
A Espanha vivia em uma ditadura de Pedro de Rivera e, em 1936, iniciou-se uma Guerra Civil no país. Isso levou a crises financeiras, principalmente, mas também a efeitos diretos no clube, como a saída de Gamper e o assassinato de Josep Sunyol, então presidente do Barcelona.
Além disso, na sequência, os símbolos catalães foram proibidos e alguns jogadores até mesmo se juntaram ativamente na luta contra os militares. Essa sequência histórica, além de afetar as economias do clube, que não conseguia uma normalidade nos campeonatos locais, marcou o Barcelona como um representante da identidade catalã.
Recuperação e ascensão na Espanha
Depois da crise, o Barcelona conseguiu se reeguer para uma fase muito vencedora nacionalmente. O clube chegou a conquistar 20 títulos, entre nacionais, regionais e continentais, apenas entre as décadas de 1940 e 1960.
Nesse período e nas décadas seguintes, o Barcelona se colocou como uma das grandes forças da Espanha e também esticando suas forças para a Europa. Foi na década de 70, por exemplo, que Johan Cruyff chega pela primeira vez no clube.
Posteriormente, o holandês ainda retornaria para formar o Dream Team, ou Time dos Sonhos, dos catalães. Nomes como Pep Guardiola, Koeman, Eusébio, Stoichkov e Romário normalizaram a grandiosidade do elenco que viria a ganhar a Champions League de 1991/92.
Quantos títulos tem o Barcelona?
Entre crises e ascensões, o Barcelona levantou muitos troféus e se firmou como um dos maiores campeões da Europa.
Ao todo, o Barcelona soma 132 títulos em toda a sua história sendo a maioria deles troféus nacionais. São 76 títulos na Espanha — 27 vezes campeão da La Liga (aliás sendo o primeiro campeão) e 31 Copas del Rey — além de outras copas.
Os de maior destaque vão para as cinco taças da UEFA Champions League, somadas aos três títulos mundiais, um deles sobre um clube brasileiro, o 4 a 0 sobre o Santos de Neymar Jr.
Quais os maiores jogadores do Barcelona?
Em toda a sua história, o Barcelona teve uma longa lista de jogadores famosos e muito importantes para o futebol como um todo.
Um que disputa para ser o maior e melhor de todos os tempos é Lionel Messi, que se tornou jogador do time profissional, mais regularmente, em 2004, e lá continuou até sua saída em 2021, para o Paris Saint-Germain.
Outro nome infalível na lista é o de Johan Cruyff, que marcou o clube não só como jogador mas como técnico. História parecida com a de Pep Guardiola, e mais recentemnete de Xavi Hernández. Outros nomes como Carles Puyol, Andrés Iniesta, Maradona, entre tantos outros marcaram a história vitoriosa dos catalães.
Mais recentemente, podemos destacar também a dominância do time feminino do Barcelona, com o principal destaque sendo Alexia Putellas, duas vezes escolhida como a melhor jogadora do mundo.
Quais brasileiros já passaram pelo Barcelona?
Entre tantos grandes jogadores, o Barcelona também marcou uma relação próxima com os brasileiros. Mais recentemente, é possível citar o sucesso de Neymar Jr. no trio ‘MSN’, junto de Messi e Suárez.
Ainda assim, Daniel Alves, Rivaldo, Romário, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, são alguns dos jogadores brasileiros que fizeram parte e escreveram a história campeã do Futbol Club Barcelona.