Na última terça-feira (2), o Corinthians foi derrotado pelo Independiente del Valle por 2 a 1 em confronto válido pela Copa Libertadores da América. O clube alvinegro foi mais uma das vítimas brasileiras do time equatoriano, que já virou um verdadeiro carrasco do Brasil em competições internacionais.
Em fevereiro deste ano, o Del Valle já havia sido algoz do Flamengo na final da Recopa Sulamericana, vencendo o time rubro-negro nos pênaltis, em pleno Maracanã. A equipe equatoriana só chegou na Recopa por ter vencido a Copa Sul-Americana, onde derrotou outro clube brasileiro na final: o São Paulo.
Na ocasião, os equatorianos venceram por 2 a 0. Em 2022, a vítima da vez foi o América-MG, que acabou derrotado duas vezes na fase de grupos. Na pré-Libertadores de 2021, o Del Valle eliminou o Grêmio, vencendo por 2 a 1 nas duas partidas.
A maior goleada do clube equatoriano contra um time brasileiro aconteceu em 2021, quando derrotaram o Flamengo por 5 a 0 na fase de grupos da Libertadores. E a primeira vez que o Independiente derrotou um time brasileiro foi em 2019, quando venceram o Corinthians por 2 a 0 na Neo Quimica Arena e eliminaram o time alvinegro da Copa Sul-Americana.
Os únicos times brasileiros que conseguiram derrotar o Del Valle foram Palmeiras e Flamengo. O time alviverde venceu o clube equatoriano em duas ocasiões, por 5 a 0 e 1 a 0, na Copa Libertadores de 2021. Já a equipe rubro-negro derrotou o Independiente na final da Recopa Sulamericana de 2019.