A diretoria do Barcelona estuda a possibilidade do clube mandar jogos fora da Europa. Esse estudo tem relação com o “Caso Negreira”, em que o clube está sendo investigado por pagamentos feitos para o ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Arbitragem da Espanha, Enríquez Negreira.
Diante desse cenário, o clube pode ser punido pela UEFA e até impedido de disputar a próxima edição da Champions League.
Estudo e possível punição da UEFA
De acordo com informações da TV espanhola TV3, o Barcelona realizou o estudo para evitar ser pego de surpresa caso sofra punições da UEFA. Porém, dirigentes do Barcelona estão otimistas de que o clube não sofrerá sanções. O presidente do clube, Joan Laporta, teve várias reuniões com o CEO da entidade, Aleksandar Ceferín.
Desse modo, outra possibilidade levantada pela mídia espanhola é que esse estudo teria sido feito para agradar os investidores do “Espai Barça”, um dos projetos idealizados para diminuir a crise financeira. Os investidores teriam pedido garantias a respeito de valores caso o clube não dispute competições europeias na próxima temporada.
O estudo feito pelo Barcelona colocou a Ásia e o Oriente Médio como principais destinos para mandar os jogos, mas não está descartado outros mercados consumidores, como a América Latina.
A ideia do clube catalão, caso sofra punição da UEFA, é promover amistosos nas datas que estariam destinadas aos compromissos europeus. Por isso, não é surpresa o Barcelona duelando contra equipes tradicionais de outros países.
O Barcelona é o atual líder do campeonato espanhol com 82 pontos, 13 a mais que o vice Real Madrid.