Relembre as zebras que chocaram o futebol na Copa do Brasil

Por ser uma competição com clubes de todo o país, a Copa do Brasil permite encontros entre equipes com realidades totalmente diferentes. E, por algumas vezes, foi possível ver o time de menor dimensão conseguir derrubar o gigante e avançar.

Dessa forma, vamos relembrar as principais zebras do torneio que aconteceram no século XXI.

Palmeiras x ASA-AL – 2002

Recheado de grandes nomes como Marcos, Arce e Galeano, o Palmeiras caiu diante do ASA de Arapiraca após perder a ida por 1 a 0 e vencer em casa por 2 a 1. Como ainda existia o critério do gol fora de casa, a equipe palestrina se despediu da competição na primeira fase.

Vasco x 15 de Novembro – 2004

Dois anos depois, o Vasco protagonizou outra surpresa ao perder para o modesto XV de Novembro, equipe de Campo Bom (RS), que era treinada por Mano Menezes, hoje técnico do Inter. Depois de empatar a ida em 1 a 1 no estádio Sady Schmidt, o Cruzmaltino precisava de uma vitória simples em São Januário, mas perdeu por 3 a 0.

Flamengo x Santo André – 2004

Na mesma edição, o Santo André, que já havia eliminado o Palmeiras, chegou a grande decisão da Copa do Brasil diante do Flamengo. No Bruno José Daniel, empate por 2 a 2. Na volta, em um Maracanã lotado de Rubro-Negros, o time do ABC Paulista venceu por 2 a 0 e alcançou a sua única conquista do torneio.

Fluminense x Paulista de Jundiaí – 2005

Na Copa do Brasil seguinte, o Paulista virou um time “tomba gigantes” ao passar por Botafogo, Inter e Cruzeiro e chegar até a final, contra o Fluminense. Nas finais, vitória por 2 a 0 no interior paulista e um 0 a 0 no São Januário deram a taça ao time de Jundiaí.

Vasco x Baraúnas – 2005

Outro time que surpreendeu na Copa do Brasil daquele ano foi o Baraúnas (RN). O time potiguar enfrentou o Vasco nas oitavas de final e aplicou um 3 a 0 no Rio de Janeiro após empatar a ida em 2 a 2. O sonho da equipe, no entanto, durou pouco e na fase seguinte veio a eliminação para o Cruzeiro, com um sonoro 12 a 3 no agregado.

Santos x CSA – 2009

Com Neymar dando seus primeiros passos como jogador, o Santos caiu para o CSA, que na época corria riscos de rebaixamento no estadual e estava na Série D. Depois de segurar um 0 a 0 em casa, o time alagoano venceu na Vila Belmiro por 1 a 0 e avançou.

Atlético-MG x Afogados – 2020

Já no formato atual da Copa do Brasil, com apenas um jogo nas duas primeiras eliminatórias, o Atlético-MG caiu nos pênaltis para o Afogados (PE) após empatar em 2 a 2 no tempo normal.

Grêmio x Mirassol – 2022

A campanha do Grêmio na Copa do Brasil de 2022 durou apenas uma partida. A equipe, que vinha de um rebaixamento à Série B do Brasileirão, caiu na primeira fase para o Mirassol, perdendo por 3 a 2.

Inter x Globo – 2022

No mesmo ano, o maior rival Tricolor também sucumbiu na primeira fase ao ser derrotado para o Globo (RN) por 2 a 0 no tempo normal.