Muitos conhecem Rafa Benitez, também apelidado como o “Celso Roth europeu” por alguns, em especial por sua passagem pelo Liverpool e pelo Real Madrid. Apesar de ter títulos em seu currículo, derrotas para brasileiros em Mundiais marcaram sua carreira.
As dores de cabeça começaram em 2005. Sob o comando dos Reds, o treinador sucumbiu perante o São Paulo, que vencia a competição pela terceira vez. Sete anos depois, frente ao Chelsea, perdeu novamente, desta vez para o Corinthians. Em seu site oficial, Benitez relembra as derrotas e revelou que perdeu seu pai pouco antes do duelo com o Tricolor Paulista.
“Nós controlamos o jogo e nunca vou esquecer que tivemos três gols anulados, três, além de outras decisões que eu ainda não entendo. Foi difícil, não somente pela derrota, mas meu pai estava no hospital e morreu antes da final. Com as dificuldades do voo, não consegui ir no funeral e fui ver a minha família apenas alguns dias depois”, disse.
Já na derrota para o Timão, o técnico creditou parte da conquista para a grande atuação do goleiro Cássio, que brilhou evitando que os Blues igualassem o placar.
“Perdemos por 1 a 0, um jogo difícil que criamos mais chance que nossos rivais. Mais uma vez, assim como aconteceu contra o São Paulo, o homem do jogo foi o goleiro, Cássio, e o título voltou para a América do Sul“, escreveu.
Além de Liverpool e Real, Rafa Benitez também passou por Internazionale de Milão e Chelsea, onde conquistou o Mundial de Clubes em 2010 e a Europa League em 2012/13, respectivamente. Seu último trabalho foi na temporada passada, no Everton.
Vale lembrar que o espanhol também venceu a Liga dos Campeões no comando dos Reds, em 2004/05, e a extinta Copa da UEFA com o Valencia, na temporada anterior.
Recentemente, o jornal “The Independent”, ligou seu nome a um cargo no Leicester, vice lanterna da Premier League.