Infelizmente, casos de escândalos sexuais tem surgido no meio do futebol com certa frequência, o que é preocupante. Somente mais próximos da realidade brasileira, temos os exemplos de Robinho, condenado na Itália por estupro coletivo, e Daniel Alves, preso na Espanha acusado de abuso sexual.
No caso mais recente, Saïd Chabane, presidente do Angers, da França, renunciou ao cargo, nesta quarta-feira (29), em meio a acusações de abuso sexual. Em seu lugar, assume o filho do empresário, Romain, com a assistência do vice-presidente do clube, Teddy Kefalas, de acordo com comunicado.
Dono do Angers desde 2011, Chabane, de 58 anos, responde a um processo iniciado em 2020 no qual é acusado de abuso sexual por seis jovens, antigas funcionárias dele, sendo quatro delas no Angers. O julgamento do caso deve começar em breve.
Em comunicado divulgado pelo clube, o presidente negou as acusações. “Said Chabane contesta formalmente todas as alegações apresentadas contra ele. Ele está confiante nos resultados da investigação, para a qual ele está cooperando totalmente”.
Chabane, um empresário do setor de alimentos, se tornou presidente do Angers em 2011. Na época, o time disputava a segunda divisão. Em 2015, ainda sob o seu comando, a equipe foi promovida para a primeira divisão. No momento, ocupa a 13ª colocação da tabela do Francês.
Caso do presidente não foi o único abuso relatado neste mês no clube
Outro caso envolvendo abuso sexual movimentou o Angers no início de março. O técnico Abdel Bouhazama entregou o cargo depois de fazer um comentário machista, ao minimizar um caso contra o lateral-esquerdo Ilyes Chetti. O treinador disse que “todos nós já tocamos em mulheres”.
Atualmente, o Angers, que se firmou na primeira divisão francesa em 2015 e em 2017, está na última posição do Campeonato Francês, com apenas 10 pontos em 28 jogos, tendo 14 de distância para o Brest, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O time não vence um jogo desde setembro de 2022. Neste domingo (02), a equipe enfrenta o Nice em casa sob o comando do interino Alexandre Dujeux.