Apesar do desejo de enfrentar europeus em casa por parte da CBF, a Fifa possuí uma regra que dificuldade ainda mais para o Brasil enfrentar equipes do Velho Continente na próxima data Fifa, prevista para acontecer em junho.
De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL Esporte”, agora a CBF é quem negocia diretamente com as outras confederações as partidas amistosas, quem fazia isso anteriormente era a agência Pitch. Isso facilitou o enfrentamos com equipes da Europa, mas mesmo assim a logística imposta pela Fifa ainda causa dificuldades para isso acontecer.
Um texto da entidade máxima do futebol, editado em outubro do ano passado, diz que “os dois jogos da data-Fifa devem ser em território da mesma confederação. Há exceção para partida amistoso. Só que, neste caso, o jogo tem que ser em outro continente a no máximo cinco horas do local da primeira partida. O Brasil fica fora dessa distância“, publicou Mattos.
Dessa forma, se algum europeu vier atuar em solo brasileiro, o seu outro compromisso também teria que ser na América do Sul. Isso acaba impondo um recorte e dificultando ainda mais a chance de a seleção receber os adversários do Velho Continente.
Por fim, a Fifa separou os dias 12 a 20 de junho como datas disponíveis para partidas, a tendência é que a CBF busque dois amistosos. Na última data-Fifa, o Brasil disputou apenas um amistoso, diante de Marrocos, e perdeu por 2 a 1.
Vale lembrar que as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 tem previsão para ter início em setembro.