Um fato importante mostra o tamanho da grandeza de Real Madrid e Barcelona

Se você é um apaixonado por futebol, certamente já ouviu falar ou até mesmo usou a expressão “camisa que enverga varal”. O termo é utilizado para se referir a grandes times, tradicionais, daqueles que impõem medo ao adversário apenas por sua história vencedora. E inegavelmente dois desses gigantes do futebol mundial estão no mesmo país: Real Madrid e Barcelona, rivais na Espanha, na Europa e no mundo.

E quando as duas equipes entrarem em campo neste domingo (19), às 17h (horário de Brasília), não estarão apenas frente a frente os dois clubes de maior sucesso da Espanha. Os rivais são também donos das camisas mais valiosas do futebol mundial.

Nenhuma outra equipe no mundo fatura tanto com seus contratos com fornecedores esportivos e patrocinadores quanto a dupla, que tem ganhos, somados, de 365 milhões de euros (equivalente a mais de R$ 2 bilhões na cotação atual) por temporada, segundo o “Football Benchmark”.

A camisa mais valiosa do futebol é a do Real Madrid, muito graças a um contrato inigualável no restante da Europa com sua fornecedora, a Adidas. São 120 milhões de euros (R$ 670 milhões) por ano. Completa o faturamento de 190 milhões de euros (mais de R$ 1 bilhão), um patrocínio anual com a Emirates, que rende mais 70 milhões de euros (R$ 391 milhões) a cada temporada.

Este contrato tem o mesmo patamar que o do Barcelona com a Spotify. Os catalães faturam 175 milhões de euros (R$ 973 milhões) no total, ficando abaixo do Real no montante final por ter contrato um pouco menos vantajoso com a Nike: 105 milhões de euros (R$ 583 milhões) por ano.

Só há dois clubes no mundo que têm patrocínios capazes de competir com o patamar atual de Barcelona e Real Madrid. São eles o Manchester City, com seus 79 milhões de euros (R$ 438 milhões) por ano da Etihad Airways, e o PSG, que recebe 69 milhões de euros (R$ 383 milhões) da Qatar Airways.

Não coincidentemente, City e PSG são dirigidos por grupos empresariais ligados a dois países (Emirados Árabes e Qatar), que usam empresas como patrocinadoras principais das equipes. Até por isso, os valores se assemelham ao que ganham os gigantes da Espanha.

Se entre os patrocínios de camisa City e PSG ainda estão no mesmo patamar, isso está longe de acontecer quando o assunto é fornecedor de material esportivo. Nenhuma equipe alcança o patamar de 100 milhões de euros, que Barça e Real já até superaram. Quem mais se aproxima é o Manchester United, com seus 88 milhões de euros (R$ 488 milhões) por ano da Adidas.

Além de Barcelona e Real Madrid, veja as outras equipes que compõem o top 10 das camisas mais valiosas do mundo (valores anuais):

Real Madrid – 190 milhões de euros (R$ 1,05 bilhão)
Adidas – 120 milhões de euros (R$ 666 milhões) – até 2028
Emirates – 70 milhões de euros (R$ 388 milhões) – até 2026

Barcelona – 175 milhões de euros (R$ 971 milhões)
Nike – 105 milhões de euros (R$ 105 milhões) – até 2023
Spotify – 70 milhões de euros (R$ 383 milhões) – até 2026

Manchester City – 155 milhões de euros (R$ 860 milhões)
Puma – 76 milhões de euros (R$ 421 milhões) – até 2029
Etihad Airways – 79 milhões de euros (R$ 438 milhões) – não revelado

PSG – 149 milhões de euros (R$ 827 milhões)
Nike – 80 milhões de euros (R$ 444 milhões) – até 2032
Qatar Airways – 69 milhões de euros (R$ 383 milhões) – até 2024

Manchester United – 143 milhões de euros (R$ 793 milhões)
Adidas – 88 milhões de euros (R$ 488 milhões) – até 2025
Team Viewer – 55 milhões de euros (R$ 305 milhões) – até 2023

Arsenal – 118 milhões de euros (R$ 655 milhões)
Adidas – 71 milhões de euros (R$ 394 milhões) – até 2024
Emirates – 47 milhões de euros (R$ 260 milhões) – até 2024

Chelsea – 117 milhões de euros (R$ 649 milhões)
Nike – 70 milhões de euros (R$ 383 milhões) – até 2032
Three – 47 milhões de euros (R$ 260 milhões) – até 2023

Bayern de Munique – 110 milhões de euros (R$ 610 milhões
Adidas – 60 milhões de euros (R$ 333 milhões) – até 2030
T Mobile – 50 milhões de euros (R$ 277 milhões) – até 2027

Juventus – 100 milhões de euros (R$ 555 milhões)
Adidas – 55 milhões de euros (R$ 305 milhões) – até 2027
Jeep – 45 milhões de euros (R$ 249 milhões) – até 2024

Liverpool – 82 milhões de euros (R$ 455 milhões)
Nike – 35 milhões de euros (R$ 194 milhões) – até 2025
Standard Chartered – 47 milhões de euros (R$ 260 milhões) – até 2023