O formato do Mundial de Clubes com 32 times será disputado em 2025. Além da mudança no formato da competição, que ficou semelhante à Copa do Mundo, a FIFA anunciou mais uma mudança no torneio.
O novo Mundial não terá a fase de oitavas de final. Dessa maneira, os clubes serão divididos em oito grupos de quatro em que apenas o campeão de cada grupo avança direto para as quartas de final.
Palmeiras e Flamengo são as únicas equipes da América do Sul confirmadas até aqui. A Conmebol tem direito a seis vagas no Mundial, sendo as outras quatro serão preenchidas pelos campeões da Libertadores de 2023 e 2024 e mais dois por um ranking — que levará em conta o desempenho das equipes em competições sul-americanas entre 2021 e 2024.
Como isso muda o Mundial?
Diferente da Copa do Mundo, em que os dois melhores de cada grupo avançam para o mata-mata, a decisão de passar o campeão de cada grupo visa aumentar a competitividade do torneio.
Um fato é que Palmeiras e Flamengo, se quiserem ir ao mata-mata, terão que passar por, pelo menos, uma equipe europeia. Isso porque, a UEFA possui 12 vagas para o Mundial.
Até o momento, Chelsea e Real Madrid são os únicos representantes da Europa, já que foram campeões da Champions League em 20/21 e 21/22, respectivamente. Assim como na América do Sul, os outros representantes serão os campeões da Champions de 2023 e 2024 e mais oito pelo ranking da UEFA no período entre 2021 e 2024.
Um detalhe importante é que o mesmo país não pode ter dois representantes no Mundial, a não ser que duas ou mais equipes do país tenham vencido a competição continental. Por exemplo, nenhum time brasileiro pode mais se classificar para o Mundial de 2025 pelo ranking, apenas vencendo a Libertadores.