As mudanças no esquema tático do Flamengo promovidas pelo técnico Vitor Pereira não fizeram muito bem ao ataque do clube, que viu a média de gols cair consideravelmente nos últimos jogos.
Nos últimos cinco jogos, a dupla Gabi e Pedro balançou a rede três vezes, número considerado baixo para os padrões das últimas temporadas. Foram dois jogos consecutivos sem balançar as redes, diante de Independiente del Valle, pela Recopa Sul-Americana, e contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca.
O clássico diante do Fluminense, na última quarta-feira (8), marcou a volta dos gols da equipe, mas nenhum foi de centroavante. Quem fez o único tento do Fla na ocasião foi Everton Cebolinha.
No período anterior a esses cinco jogos, Gabigol e Pedro chegavam com artilheiros do Brasil, com nove e dez gols, respectivamente. De lá pra cá, ninguém mais conseguiu chegar ao objetivo principal do futebol.
Vale lembrar que o camisa 21 não estava nas melhores condições clínicas no duelo de volta da Recopa Sul-Americana, mas mesmo assim foi à campo para tentar reverter a derrota de 1 a 0 sofrida no jogo de ida, no Equador. A saída de Pedro deixou Gabi como centroavante de referência no ataque Rubro-Negro, mas o camisa 10 não conseguiu ir as redes.
Além do mais, as mudanças do treinador também surtiram um efeito negativo na defesa, que sofreu quatro gols nessas últimas cinco partidas. Já no ataque, os três gols foram marcados por Matheus Gonçalves, Arrascaeta e Cebolinha.
VP terá que quebrar a cabeça para resolver o problema o mais rápido possível já que o próximo compromisso do Fla é na segunda-feira (13), às 21h10 (de Brasília), diante do Vasco, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca.