Se você gosta e acompanha futebol, certamente se lembra ou, pelo menos, já ouviu falar do jornalista Flávio Passos, ex-repórter dos canais Globo, onde aparecia com frequência em transmissões do Premiere e do Sportv até março do ano passado. Mas você sabia que ele também é ator e atua na peça “A Casa de Todos os Santos”, que está em cartaz aos sábados desde a última semana até o dia 1º de abril, na qual aparece nu no palco?
Ele trabalhou em três diferentes emissoras afiliadas da Globo (TV Centro América, em Cuiabá-MT; TV Morena, em Campo Grande-MS; e TV Tribuna, em Santos-SP) e também no antigo Esporte Interativo, antes de trocar a TV pelo sonho de ser ator. A carreira no jornalismo esportivo começou em 2011 até o pedido de demissão da TV Tribuna em março de 2022.
Flávio foi apresentador da edição regional do Globo Esporte no Mato Grosso do Sul e se destacou na cobertura diária do Corinthians no Esporte Interativo e do Santos em transmissões de jogos do SporTV e do Premiere, além de reportagens do Globo Esporte, inclusive na final da Libertadores 2020 contra o Palmeiras, no Maracanã.
“É um microfone pesado, não tem jeito. Eu tive a sensação de que venci na vida, de que cheguei lá. Saí do zero, sem conhecer ninguém, sem apadrinhamento, e cheguei na Globo. Apresentar o Globo Esporte foi a realização do sonho que eu nem sabia que tinha, porque cresci vendo o Globo Esporte do Tiago Leifert. Tudo isso fazia valer a pena estar tão longe de casa”, revelou Flávio Passos.
A mudança de carreira do ex-repórter da Globo que agora é ator
Flávio Passos pediu demissão da TV para se dedicar aos estudos para ser ator há um ano. Ele diz que estava insatisfeito com a vida no jornalismo esportivo: “É uma rotina desgastante. A distância da família, o salário baixo e a cobrança e o dia a dia me consumiram. Fiquei até o momento em que senti que estagnei, que não tinha mais para onde ir no curto prazo”.
“Queria falar de outros assuntos e contar histórias de outro jeito. Comecei um canal no YouTube que me fazia ter mais vontade de sair da cama do que o trabalho diário. Numa sessão com minha psicóloga eu disse que queria virar ator. Nunca tinha dado nome para isso e a partir daí não consegui conter a vontade”, conta.
Na TV Tribuna, Flávio Passos foi substituído pela repórter Débora Carvalho. Nesta semana, Débora foi contratada efetivamente pela Globo, em São Paulo. “Eu sei que joguei fora uma carreira. O caminho natural seria estar na Globo ou em vias de entrar, mas não era mais meu sonho. Pensei em conciliar as duas coisas, mas eu não aguentava mais o jornalismo, só queria sair fora”.
Primeira peça tem nu
Estudante de teatro numa escola conceituada chamada Célia Helena, o jornalista esportivo subiu ao palco pela primeira vez no ano passado, entre outros estudantes. Em 2023, seguiu um anúncio no Instagram, fez teste e foi aprovado para o elenco de uma peça chamada “A Casa de Todos os Santos”, que estreou no último sábado, tem mais quatro apresentações previstas e é o primeiro desafio profissional do agora ator de 30 anos.
Flávio Passos aparece nu no palco em dois momentos. A peça conta três diferentes histórias sobre escolhas difíceis a serem tomadas e suas consequências em temas que envolvem sexualidade.
“Enquanto personagem, faz todo o sentido estar ali sem roupa. Naquele momento o Flávio não importa, importa o personagem. Mas tem um momento em que você é secundário na cena, não está dando sua fala, e se vê nu perante aquelas pessoas, rostos conhecidos. Não tem como desclicar 100%. É uma coisa muito louca. É gostoso ao mesmo tempo em que é desafiador”.
“Sou um jornalista de formação que dedicou 11 anos da vida a isso e estreio numa peça onde eu tiro completamente a roupa. É simbólico, porque significa que eu encaro completamente despido essa nova fase. Mas é mais forte ainda, porque encenamos a peça no prédio da Associação Paulista de Imprensa (risos)”.
Além da peça, o jornalista faz trabalhos eventuais em transmissões de futebol em São Paulo, apresenta seu canal no YouTube e tenta se consolidar como criador de conteúdo nas redes sociais.