A primeira fase da Copa do Brasil é conhecida por colocar algumas equipes da elite do nosso futebol diante de times da Série D, ou até mesmo de times sem nenhuma divisão. Esse cruzamento, em jogo único, possibilita a chance da famosa “zebra” acontecer. Na atual edição, no entanto, o favoritismo prevaleceu.
Dentre as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro, apenas o Cuiabá foi eliminado. O Dourado perdeu para o São Raimundo (RR) por 4 a 3 e se despediu da competição. No mais, todas as outras equipes que estão na elite, se classificaram.
Segundo informações estatísticas do “ge”, um total de 11 equipes que atuaram como mandante passaram. Isso representa uma redução de 12,5% em relação a 2022, quando 16 equipes piores rankeadas conseguiram avançar.
Outros clubes, como o Botafogo, estiveram a ponto de ser eliminados para o Sergipe, mas conseguiram o empate e foram beneficiados pela regra, que em caso de igualdade no placar, dá a vaga a equipe de melhor posição no ranking, ou seja, o visitante. O mesmo foi o caso do Red Bull Bragantino, que empatou com o Bahia de Feira.
Em contrapartida, Grêmio, Coritiba, Vasco e Bahia venceram seus duelos sem dificuldades e conquistaram cerca de 1,7 milhão em premiação.
Clubes da Série B também avançam na Copa do Brasil
Os times da segunda divisão nacional também entram na condição de favoritos nas partidas da Copa do Brasil. Das 16 equipes que começaram na primeira fase, apenas seis caíram: Chapecoense, Londrina, Juventude, Vitória, Avaí e Sampaio Corrêa.
A segunda fase já tem seus confrontos definidos e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve detalhar as datas e horários em breve. Já na terceira fase da Copa do Brasil haverá um novo sorteio com a introdução das equipes que estão na Copa Libertadores da América, como também os campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.