4 times brasileiros que já enfrentaram seleções 

Engana-se quem pensa que o confronto entre um clube comum e uma seleção é coisa apenas dos videogames, de FIFA, PES ou até mesmo Bomba Patch. Na verdade, ao longo de mais de um século de consolidação desse esporte, já houveram algumas equipes que encararam seleções – isso até mesmo no Brasil. Pensando nisso, separamos para você uma lista com 4 times brasileiros que já enfrentaram seleções.

Por mais que não seja tão comum nos dias de hoje, o fato é que já houveram vários casos de times brasileiros enfrentando seleções. Até pouco tempo atrás, de vez em quando surgia o caso de uma equipe tradicional encarar uma seleção em período de pré-temporada. Isso, no entanto, está ficando cada vez mais raro.

Ainda assim, vale relembrar alguns confrontos de times brasileiros contra seleções. Confira:

Fluminense x Itália – 2014

Em 2014, o brasileiro e os apaixonados por futebol não pensavam em outra coisa senão Copa do Mundo. O Mundial de Seleções finalmente retornaria ao Brasil depois de mais de meio século, e a festa estava preparada muito antes da bola rolar oficialmente pela competição – inclusive para o Fluminense.

Foi nesse espírito de preparação para a Copa do Mundo que o Fluminense, em um fato raro, encarou a Seleção da Itália em um amistoso. A Azzurra encarou a partida contra o clube brasileiro como uma forma de se preparar para o Mundial. A preparação não deu muito certo, visto que eles caíram logo cedo, mas o jogo foi puro entretenimento.

Contra a expectativa de tudo e todos, Fluminense e Itália, em 8 de junho de 2014, foi nada mais nada menos do que um jogão. O placar terminou em 5 a 3, em um jogo extremamente acirrado que só foi ser definido no segundo tempo e que, por muito pouco, não foi finalizado com o Tricolor das Laranjeiras levando a melhor.

Insigne foi quem abriu o placar para a Seleção Italiana, aos 23 minutos da primeira etapa. Pouco tempo depois, aos 25, no entanto, Chiquinho, ex-Galo, Flamengo e Corinthians, empatou para o Tricolor. Aos 31, foi a vez de Ciro Immobile deixar a Azzurra novamente a frente no placar. Aos 37, Carlos Andrade deixou tudo igual novamente. 

As equipes foram para o segundo tempo empatadas. No entanto, aos 8 minutos da primeira etapa, Immobile voltou a marcar. Aos nove, o atacante marcou mais uma vez. Aos 10, foi a vez de Insigne ampliar novamente para a Itália. Coube então a Matheus Carvalho, aos 19, fazer o último gol do Fluzão na partida. Um verdadeiro jogaço – inesperado.

Botafogo x Holanda – 1955

Se você acha que a única ligação histórica entre o Botafogo do Rio de Janeiro e a Holanda é o fato de que o craque holandês Seedorf já jogou pelo Fogão, sinto lhe dizer que você está completamente errado. Isso porque, por mais bizarro que possa parecer, essas duas equipes já se enfrentaram uma vez ao longo da história.

O fato aconteceu no ano de 1955, quando o Botafogo esteve entre o dia 15 de maio e 16 de julho no continente europeu. A intenção do clube era fazer alguns amistosos contra clubes europeus, o que de fato aconteceu. Afinal, o clube encarou primeiramente o Real Madrid – em um jogo que terminou em 2 a 2.

No entanto, uma das partidas mais marcantes daquela excursão sem sombra de dúvidas foi o confronto Holanda x Botafogo. E se você acha que o Fogão foi mal contra os craques holandeses, está novamente errado. Isso porque a partida terminou em uma verdadeira goleada: 6 a 1 para o clube do Rio de Janeiro.

Os gols foram marcados por Vinicius (três), Dino da Costa (dois), que atuou bom tempo na Itália, e Garrincha. Outros craques como Quarentinha e Nilton Santos também chegaram a entrar em campo naquela partida, que está marcada na história como o dia em que o Botafogo goleou a Holanda.

Tchecoslováquia x Santa Cruz – 1979 

Algo que muitos não sabem é que o Santa Cruz já foi um grande time do futebol brasileiro, que disputava competições de alto nível com uma certa frequência. No entanto, estar nessa prateleira do futebol nacional nem sempre foi o suficiente para enfrentar uma seleção, não é mesmo. Ainda assim, foi justamente o que aconteceu com o Santa.

Em 1979, três anos depois de terem vencido a Eurocopa, a Seleção da Tchecoslováquia embarcou em uma excursão pela América do Sul e acabaram disputando um campeonato contra o Santa Cruz. Dada a qualidade daquele time, pode-se imaginar que foi uma goleada dos europeus, não é mesmo? Errado.

O Santa Cruz venceu por nada mais nada menos do que 4 a 0 em cima da Tchecoslováquia – país que, inclusive, nem existe mais. Os gols foram marcados por Neinha, ex-jogador do Fluminense, duas vezes, e Vôlnei (também duas vezes). 

Aquele elenco do Santa Cruz ainda contava com alguns nomes conhecidos do futebol brasileiro, como Osni (ex-jogador do Flamengo), Dadá Maravilha (ex-jogador do Atlético Mineiro, Internacional e outros tantos) e Agnaldo (que também passou pelo Galo, São Paulo, Santo André e etc…).

Avaí x Jamaica – 2008

E para finalizar essa lista de times brasileiros que já jogaram contra seleções, temos mais um caso relativamente recente para contar. Trata-se de um confronto que, guardadas as devidas proporções, pode ser encarado até mesmo como mais improvável (e até mesmo bizarro) do que os citados anteriormente.

Estamos falando de nada mais nada menos do que o duelo entre Avaí e Jamaica, realizado no ano de 2008 – há menos de duas décadas. Tratou-se de um amistoso internacional que terminou com a vitória da equipe de Santa Catarina pelo placar de 2 a 0 e contou com fortes emoções do início ao fim – acredite se quiser.

Os gols do Avaí foram marcados pelo atacante Rafael Costa, ex-Figueirense, Joinville, Ceará e companhia,  aos 44 minutos do primeiro tempo; e pelo zagueiro Paulão – não aquele que jogou pelo Internacional e Atlético Mineiro, mas sim um muito menos conhecido – aos 16 minutos da segunda etapa.

E quando eu digo que o jogo foi emocionante, não é à toa. Afinal de contas, foi um jogo pegado durante os 90 minutos, a ponto da Jamaica ter um jogador expulso após tomar o segundo amarelo. Naquele mesmo período, o Avaí ainda enfrentou o FC Dallas, dos Estados Unidos, em mais um jogo internacional.