A Fifa promoveu nesta segunda-feira (27) uma grande festa para celebrar e reverenciar os melhores jogadores do mundo na temporada. O argentino Lionel Messi foi a grande estrela da noite, ao conquistar pela sétima vez o troféu de melhor jogador do mundo. Na solenidade também foi anunciada a seleção da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) de 2022. E o volante Casemiro foi o único brasileiro entre os 11 melhores do mundo.
Esse foi o primeiro prêmio do brasileiro, atualmente no Manchester United, da Inglaterra. Alisson, Thiago Silva e Neymar estavam entre os finalistas, mas ficaram fora do time final. Autor do gol do título do Real Madrid na última Champions League, Vini Jr sequer apareceu entre os concorrentes.
Apos a premiação, Vinícius Junior parabenizou os companheiros de Real que apareceram na seleção: “Uma honra jogar com eles”, escreveu o brasileiro.
Courtois, que perdeu o prêmio de melhor goleiro para Emiliano Martínez, abriu o time. Hakimi, João Cancelo e Van Dijk foram os defensores. No ataque, Haaland, Benzema, Mbappé e Messi apareceram – os três últimos também concorreram ao principal prêmio da noite.
Os votos levaram em conta o período entre agosto de 2021 e dezembro de 2022. PSG e Real Madrid, com três jogadores cada, foram os times mais representados. Entre as seleções, Bélgica e França foram as únicas com mais de um representante.
Confira a seleção do mundo formada pela Fifa
Goleiro: Courtois (Real Madrid/Bélgica)
Defensores: Hakimi (Paris Saint-Germain/Marrocos), João Cancelo (Bayern de Munique/Portugal) e Van Dijk (Liverpool/Holanda)
Meio-campistas: De Bruyne (Manchester City/Bélgica), Modric (Real Madrid/Croácia) e Casemiro (Manchester United/Brasil)
Atacantes: Messi (Paris Saint-Germain/Argentina), Mbappé (Paris Saint-Germain/França), Benzema (Real Madrid/França) e Haaland (Manchester City/Noruega)
Messi apareceu no time pela 16ª vez, isolando-se como jogador mais vezes eleito na seleção da FIFPro – deixou Cristiano Ronaldo, com 15, para trás. Van Dijk igualou-se a Puyol e Thiago Silva entre os defensores, e Modric tornou-se o segundo meia mais lembrado ao lado de Xavi, com seis aparições. A premiação da FIFPro passou a ser entregue em 2005.