A importância do confronto entre Atlético Mineiro e Patrocinense é muito maior do que parece. Neste sábado, às 16h30, na Arena Independência, o Galo busca um feito que não acontece desde o lendário 2012, quando o time era treinado por Cuca e fez história com título invicto do Estadual depois de 36 anos.
O esquadrão ainda foi vice-campeão do Brasileiro e a base do elenco campeão da única Libertadores atleticana em 2013. Grandes nomes como Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Jô, Guilherme, Leonardo Silva e Victor estavam presentes nos anos mágicos do Atlético Mineiro.
Desde 2012…
A grande marca que o time de Eduardo Coudet deseja alcançar é do mais longevo início invicto de temporada. Em 2012, o Galo de Cuca alcançou 14 partidas invictas (11 vitórias e três empates) com duelos do Mineiro e Copa do Brasil. A derrota foi pela copa nacional para o Goiás por 2 a 0.
Desde então, o Atlético Mineiro só conseguiu ficar sem perder durante os cincos primeiros jogos: 2013, 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022. Então, apesar de poupar os titulares, Eduardo Coudet tem uma missão contra o Patrocinense.
Dá para acreditar?
Para os mais supersticiosos, o bom início pode significar uma nova época de glórias. Além de ser campeão invicto no Campeonato Mineiro de 2012, o Atlético Mineiro entrou para o livro dos recordes com a melhor sequência como mandante no Brasileiro (15 triunfos e quatro igualdades).
Sem contar que, o futebol do Galo foi eleito o mais bonito da temporada em enquete realizada pelo programa esportivo da SporTV, “Arena Sportv”. À época, o desempenho do Atlético recebeu 58% dos votos. O segundo colocado, São Paulo, apenas 15%.