Demitido do Flamengo sem deixar saudades na torcida rubro-negra, o técnico português Paulo Sousa, de 52 anos, já tem um novo emprego. Ele, que estava sem clube desde que deixou a Gávea em junho do ano passado, foi anunciado como novo treinador da Salernitana, da Itália.
O clube comunicou a contratação de Paulo Sousa nesta quarta-feira (15), depois de o profissional já comandar o primeiro treinamento à frente da equipe. Paulo Sousa substituiu o italiano Davide Nicola, que foi demitido após 11 meses no cargo. A Salernitana ocupa atualmente o 16º lugar na Série A do Campeonato Italiano.
“O US Salernitana 1919 informa que chegou a acordo com Paulo Sousa e que lhe confiou a orientação técnica da primeira equipe”, publicou o clube, nas redes sociais.
Paulo Sousa já teve passagem anterior pelo futebol italiano, quando comandou a Fiorentina
Paulo Sousa está de volta ao futebol italiano cinco anos e meio após deixar a Fiorentina, um dos principais trabalhos da sua carreira. Em duas temporadas, o treinador português levou a Viola ao quinto lugar do Italiano em 2015/16, garantindo vaga na Liga Europa, e ao oitavo posto em 2016/17. Como jogador, ele defendeu Juventus, Internazionale e Parma.
Desde que deixou a Fiorentina, Paulo Sousa trabalho no Tianjin Quanjian, da China, no Bordeaux, da França, e em janeiro de 2021 assumiu a seleção da Polônia, conseguiu avançar à repescagem das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo do Catar.
A Polônia se classificou para o Mundial nos playoffs, já sem Paulo Sousa, que deixou o cargo em dezembro de 2021 para assumir o Flamengo. Sem resultados consistentes, foi demitido apenas seis meses depois do rubro-negro, após disputar 32 jogos, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas.