O técnico português Carlos Queiroz é conhecido por não fugir de desafios. E nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, ele assumiu mais um. Aos 69 anos, Carlos Queiroz é o novo treinador da seleção profissional do Catar. O último trabalho do português foi à frente da seleção do Irã, na Copa do Mundo Catar 2022.
Carlos Queiroz irá substituir o espanhol Félix Sánchez, que comandava a seleção catari desde 2017 e que deixou o cargo após o desempenho ruim da equipe na Copa do Mundo. Os anfitriões perderam as três partidas que disputaram, algo que ainda não havia acontecido na história do futebol com a seleção dona da casa.
Agora no Catar, Carlos Queiroz foi assistente de Ferguson e tem experiência em diversas seleções
O ex-goleiro Carlos Queiroz era o treinador da seleção do Irã no Mundial de 2022. Sua equipe foi eliminada ainda na primeira fase da Copa do Catar, ficando na terceira colocação do Grupo B, com uma vitória e duas derrotas na competição.
O contrato de Carlos Queiroz com a Federação de Futebol do Catar é válido até o ano de 2026. O treinador é bastante experiente no comando de seleções, tendo participado de quatro Copas do Mundo até o momento. Uma com a seleção de Portugal (2010) e três com a do Irã (2014, 2018 e 2022).
Carlos Queiroz também comandou as seleções dos Emirados Árabes, da Colômbia e do Egito. A primeira competição oficial do Catar sob o comando do técnico português será a Copa Ouro de 2023, que acontece em julho, nos Estados Unidos.
Carlos Queiroz ganhou fama como treinador ao trabalhar como assistente técnico de Alex Ferguson no Manchester United, de onde saiu para ser técnico do Real Madrid. No time da capital espanhola, o português não conseguiu concluir a temporada 2003-2004 e voltou a Old Trafford.