Um dos principais nomes da brilhante seleção da França campeã da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, Blaise Matuidi, anunciou recentemente que vai pendurar as chuteiras, ou seja, se aposentar da carreira de jogador de futebol profissional. Ele tem 35 anos e vem de uma temporada e meia pelo Inter Miami, time de David Bwckaham na Major League Soccer (MLS), o campeonato nacional dos Estados Unidos.
“Futebol, eu o amei tanto. Futebol, você me deu tanto, mas a hora chegou de dizer chega. Eu realizei meus sonhos de criança, meus sonhos como homem. É com um nó na garganta, mas com orgulho que eu viro esta página. OBRIGADO”, escreveu Matuidi em uma mensagem nas redes sociais com uma foto segurando a taça da Copa do Mundo e um link para um documentário de 30 minutos sobre sua carreira.
Matuidi estreou com a camisa da seleção francesa em setembro de 2010, contra a Bósnia, e se estabeleceu como titular absoluto a partir de 2012, depois da Eurocopa. Foi titular em 2014 e em todo o torneio europeu, sediado na França dois anos depois, no qual terminou com o vice-campeonato.
Matuidi foi um dos grandes nomes da seleção da França campeã do Mundo em 2018
Mal sabia ele que ainda teria a chance de uma conquista ainda maior na Rússia. Após começar como reserva, a sua entrada a partir do mata-mata ajudou a França a encontrar o equilíbrio necessário para vencer a Copa do Mundo.
Meia com poder de marcação, força física e velocidade, ele jogou pela esquerda da linha de armação, ajudando Kanté e Pogba no centro do gramado e também chegando à frente.
Ele fez cinco jogos naquela competição, quatro jogando desde o começo. Matuidi passou ainda mais um ano defendendo a seleção francesa e seu último jogo foi contra a Turquia, pelas Eliminatórias da Eurocopa 2020, em outubro de 2019.