A Copa do Mundo Catar 2022 já entrou em sua fase de mata-mata e a grande final está marcada para o próximo dia 18 de dezembro (domingo). Apesar disso, a Fifa ainda não definiu como será o formato do próximo Mundial, que será disputado em 2026, nos EUA, México e Canadá, o primeiro da história com a participação de 48 seleções.
Quem revelou a informação foi o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Futebol da Fifa, Arsène Wenger.
“Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem”
A princípio, a Fifa pretendia que a Copa do Mundo fosse disputada com 16 grupos com três seleções em cada chave. As duas primeiras de cada grupo avançariam para a disputa das oitavas de final. No entanto, o modelo está sob análise.
Fifa aposta que Copa do Mundo com mais participantes irá valorizar a competição
Tudo bem que as Copas do Mundo são realizadas com um intervalo de 4 anos, porém, como o Mundial do Catar está sendo realizado entre novembro e dezembro devido ao clima do país-sede, o tempo de preparação para a Copa do Mundo 2026 é de, pelo menos, seis meses a menos, o que pode impactar diretamente no planejamento da competição. Com isso, a tendência é de que as Eliminatórias para a Copa dos EUA, México e Canadá tenham início ainda no primeiro semestre de 2023.
A Fifa acredita que a Copa do Mundo é um evento que une todo o planeta e aumentar o número de seleções participantes seria uma forma de tornar a competição ainda mais importante e valorizada, já que saltaria das atuais 32 seleções participantes para um total de 48. Ou seja, 16 seleções a mais do que atualmente.