A Rede Globo promete resolver uma das maiores (e poucas) críticas recebidas em suas transmissões de futebol: o pré-jogo curto, especialmente nos jogos das tardes de domingo. A mudança proposta pela emissora carioca passa a valer já a partir da edição 2023 do Campeonato Brasileiro.
Nas transmissões de jogos nas tardes de domingo, a Globo fará um pré-jogo de pelo menos 20 minutos, a exibição então iniciará às 15h40. Com a mudança, uma das principais críticas que a emissora sofria não deve mais ocorrer – pelo menos por esse motivo. A mudança, inclusive, está exposta no plano comercial recebido pelos patrocinadores.
A Globo tem como característica iniciar a transmissão apenas cerca de 5 minutos antes de a bola começar a rolar, o que gerava críticas nas redes sociais, já que as escalações eram passadas muitas vezes com a bola rolando e, vez ou outra, nem toda a equipe de transmissão podia ser acionada antes do apito inicial.
Por outro lado, a rodada das noites de quarta-feira seguirá como antes, com o pré-jogo minutos antes de a bola rolar. Somente as partidas das tardes de domingo serão no novo formato de transmissão. Por enquanto, não está nos planos da TV Globo fazer essa alteração às quartas-feiras porque uma das prioridades da emissora também é a novela das nove.
Rede Globo recupera direitos de transmissão que foram “perdidos” para outras emissoras
Inegavelmente, o chamado “padrão Globo” agrada aos torcedores e é extremamente bem executado pela emissora, que não economiza nos investimentos na área esportiva, um dos focos da principal emissora do país e dona dos direitos televisivos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e da Copa do Mundo.
TV Globo e SBT – e por vezes a TV Record – tem travado uma disputa acirrada pelos direitos de transmissão de diversas competições. Os campeonatos estaduais, por exemplo, saíram das mãos da emissora carioca após décadas de parceria com as federações estaduais.