Com duas vitórias em dois jogos disputados, a seleção brasileira já está com a classificação garantida às oitavas de final da Copa do Mundo Catar 2022. Mas isso não quer dizer que o técnico Tite não tenha problemas ou dúvidas para o terceiro e último confronto do Brasil na fase de grupos, diante de Camarões, na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, às 16h (horário de Brasília).
Além das lesões de Danilo e Neymar, que já ficaram de fora do confronto diante da Suíça, o comandante da seleção brasileira também tem que ficar atento às possíveis suspensões por cartões amarelos, o que desfalcaria a equipe numa partida decisiva de mata-mata.
Na Copa do Mundo, dois cartões amarelos culminam em suspensão automática. Os cartões são zerados apenas a partir das quartas de final, portanto, até lá, é bom que todos tomem cuidado para não desfalcar a seleção num momento crucial do Mundial.
O caso do volante Casemiro é um deles. Herói do Brasil na vitória contra a Suíça, marcado o gol jogo e atuando de forma bastante segura, ele já tem um cartão amarelo e, caso seja amarelado no duelo contra Camarões, ficaria de fora das oitavas de final.
Por isso muita gente tem defendido que Casemiro seja poupado da partida contra os africanos, de modo a garantir a presença do jogador do Manchester United na partida decisiva de oitavas de final, em que deve enfrentar Portugal, Uruguai ou Gana.
Tite deve poupar Casemiro da partida entre Brasil e Camarões?
A estratégia foi tema de debate no programa ‘Seleção Sportv’ desta segunda-feira, 28 de novembro. Apresentadores e comentaristas concordam que o mais prudente seria poupar Casemiro para a fase de mata-mata, sobretudo porque a classificação às oitavas de final já está garantida.
“Tem uma questão, ele não pode tomar cartão. Na Rússia, ele estava fora contra a Bélgica, por segundo cartão amarelo”, alertou o apresentador André Rizek.
A análise foi apoiada pelo ex-lateral da Seleção Brasileira, Michel Bastos: “Sou a favor. Acho que é o momento de poupar os jogadores. E o Brasil jogaria com Camarões com um time muito forte”.
No confronto diante de Camarões, a equipe comandada por Tite precisa de apenas um empate para avançar no primeiro lugar do Grupo G. Caso perca, ainda passará como líder, no caso de uma derrota ou empate da Suíça diante da Sérvia.