Quem acha que a função do treinador é apenas escalar a equipe e decidir as substituições durante a partida está totalmente enganado. O papel do técnico vai muito além disso e escalar o time é apenas um das muitas atribuições e qualidades que um bom comandante deve reunir. Um bom exemplo disso ocorreu na partida entre Argentina e Arábia Saudita, válida pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo Catar 2022.
Um vídeo divulgado pela seleção da Arábia Saudita mostrou bastidores do intervalo da partida. Nele, o treinador Hervé Renard dá uma dura bronca, aos gritos, nos jogadores pela derrota parcial – até o fim da primeira etapa os argentinos venciam por 1 a 0.
“Pressão não significa você ir lá em cima. Messi no meio do campo com a bola e vocês (faz gesto com mãos para cima) quietos esperando na defesa. Peguem seus celulares e façam uma foto com ele, se quiserem. Não sentem nada? Não sentem que podemos virar? Não sentem? Estão jogando relaxados. Vamos, garotos, vamos. Isso é Copa do Mundo. Deem tudo”
Hervé Renard, técnico da Arábia Saudita
A bronca motivacional surtiu efeito e depois da volta do intervalo a seleção árabe apresentou outra postura, dominou a Argentina e conseguiu a histórica virada para a seleção do Oriente Médio. Esse foi, sem dúvidas, um dos momentos mais emblemáticos desse Mundial até aqui, ao lado de outra virada histórica: a do Japão sobre a Alemanha, também por 2 a 1.
Bronca do técnico da Arábia Saudita deixou jogadores da Argentina “perdidos”
As palavras do técnico mexeram tanto com os jogadores da Arábia Saudita que após um dos gols, o o zagueiro Al-Bulayhi partiu para cima de Messi. As imagens mostram o jogador batendo nas costas de Messi e mostrando a camisa. O jogador argentino parece não entender o que acontece e sorri em reação. Depois do jogo, Al-Bulayhi explicou o que disse para Messi:
“Falei para ele: ‘Você não vai vencer, você não vai vencer’”
A Arábia Saudita volta a campo no próximo sábado, 26 de novembro, às 10h, diante da Polônia, e pode garantir vaga nas oitavas de final caso de nova vitória. A seleção não consegue tal feito desde a Copa do Mundo de 1994. Já a Argentina joga no mesmo dia, às 16h, diante do México, com a necessidade de vencer para seguir vivo na Copa do Mundo.