Um dos maiores e mais relevantes clubes de futebol da Argentina, o Club Atlético Vélez Sarsfield tem uma história de títulos e de grande influência no esporte do país. Fundado no dia 1 de janeiro de 1910, a equipe por anos rivalizou com alguns dos mais relevantes times argentinos – ainda que não tenha nenhum rival geográfico de fato.
O Vélez Sarsfield foi fundado no bairro de Liniers, na capital da Argentina, Buenos Aires. É considerado nada mais nada menos do que o sétimo clube mais bem sucedido da história do futebol profissional no país, com mais de uma dezena de títulos nacionais e uma trajetória de respeito a nível continental.
Apesar de ter mais de 100 anos, a história do Vélez começou um pouco tarde – ao menos quando comparada a outros grandes times de futebol da Argentina. O clube surgiu no primeiro dia do ano de 1910, sendo que a sua formação se deu pelas mãos de imigrantes italianos que moravam em Buenos Aires.
No começo, a equipe se chamou Club Atlético Argentinos de Vélez Sarsfield. O nome era uma homenagem a um jurista argentino conhecido da época. Com o passar das décadas, o “Argentinos” acabou ficando de fora. As tradicionais cores azul marinho e branco vieram ao longo dos primeiros anos – e se consolidaram para sempre.
Os primeiros anos de futebol do Vélez Sarsfield
Em 1910, quando o Vélez Sarsfield foi fundado, o futebol na Argentina ainda não era profissional – mas sim amador. Mesmo sem essa denominação, o esporte possuía uma grande estrutura em nível nacional, a ponto de contar com diversas divisões nas quais os clubes iam se classificando para poder subir.
O fato é que o Vélez teve dificuldades nos seus primeiros anos de futebol. A equipe só foi conquistar o seu primeiro acesso à primeira divisão do Campeonato Argentino quase uma década depois da fundação, no ano de 1919. Naquela primeira oportunidade, no entanto, mostrou para o que veio e se tornou vice-campeã da competição.
Ainda assim, o Vélez passou décadas sem conquistar um único título sequer, seja em nível regional ou nacional. Isso não significava que a equipe era mal vista ou até mesmo desacreditada dentro do cenário argentino. Muito pelo contrário, era um time de futebol consolidado – mas que ainda não havia sido campeão.
Em suas três primeiras décadas de existência, o Vélez foi se estruturando. Elegendo presidentes, sendo Don Pepe o que se ficaria por trinta anos ocupando o cargo, investindo em estádios e outras questões. Tudo isso, de certa forma, preparou terreno para o que viria a se tornar anos mais tarde, um dos principais campeões do futebol argentino.
No ano de 1940, o Vélez passou pelo primeiro rebaixamento da sua história. Com isso, se instaurou uma crise dentro do clube, a qual envolveu o despejo do campo onde mandavam as partidas e até mesmo o abandono de centenas de sócios. Levou alguns anos para que a equipe pudesse se reerguer e, já na década de 1960, alcançar um outro patamar.
Todos os títulos do Vélez Sarsfield
Apesar de ser uma equipe extremamente tradicional da Argentina e uma das mais vitoriosas, o fato é que o Vélez Sarsfield levou anos para vencer o seu primeiro título. A equipe passou em branco durante a época amadora do futebol argentino e, também, nos primeiros anos de profissionalização.
A primeira conquista aconteceu no ano de 1968, quando o Vélez conquistou o seu primeiro Campeonato Argentino da primeira divisão. Ele ainda viria a vencer a competição outras nove vezes, todas a partir da década de 1990. Atualmente, o clube possui nada mais nada menos do que 10 títulos da primeira divisão nacional.
Ainda no âmbito de títulos nacionais, em 2013 o Vélez também levou para casa o título da Supercopa da Argentina. No entanto, em sua história, a equipe não ficou apenas com os títulos nacionais. No continente, o clube também chegou a brilhar – principalmente na década de 1990.
A década de 1990 foi de longe a melhor da história do Vélez. Foi quando o clube ganhou não apenas quatro títulos nacionais como, também, todos os seus três tíutlos continentais. Foram eles: Copa Libertadores da América de 1994, Supercopa Libertadores de 1996 e Recopa Sul-Americana de 1997.
Como se não fosse suficiente, ainda nessa década, no ano de 1994, o clube também foi campeão da chamada Copa Interamericana (disputada entre o vencedor da Libertadores e da Concacaf), e também da Copa Intercontinental, o equivalente ao Mundial de Clubes da FIFA nos dias atuais.
Um fato curioso que liga o Vélez Sarsfield ao futebol brasileiro
Existe um fato curioso que liga o Vélez Sarsfield ao futebol brasileiro, mais especificamente do Rio de Janeiro. Apesar de ter seus uniformes pautados pelas cores branca e azul marinho, o clube argentino possui um terceiro uniforme tradicional de listras verticais com as cores vermelho, verde e branco.
As cores são uma homenagem às origens italianas presentes desde o início no clube. No entanto, por fim, o uniforme acabou se assemelhando muito ao do Fluminense, um dos principais clubes cariocas ao lado de Flamengo, Vasco e Botafogo. Isso fez, inclusive, que o Tricolor das Laranjeiras e o Vélez nutrissem uma amizade entre suas torcidas.
Os maiores ídolos da história do Vélez Sarsfield
O maior ídolo da história do Vélez Sarsfield é, sem sombra de dúvidas, o argentino Carlos Bianchi. Ele conquistou essa idolatria junto a um dos principais clubes da Argentina não apenas dentro das quatro linhas do campo como, também, na área técnica – tendo passagens extremamente vitoriosas em ambos.
Bianchi é o maior artilheiro da história do Vélez Sarsfield e esteve presente no elenco do primeiro título da história do clube, em 1968. No entanto, foi como treinador, entre os gloriosos anos de 1993 e 1996, quando o clube venceu tudo o que podia, que Bianchi realmente se destacou e consolidou a idolatria.
Outro grande ídolo da história do Vélez Sarsfield é o goleiro paraguaio José Luis Chilavert. Ele defendeu o clube argentino na melhor fase da história da equipe, entre 1992 e 2002, se tornando um dos principais atletas a já terem vestido a camisa do time. Em 2004, se aposentou, também pelo Vélez.
Jogadores que atuaram pelo Vélez e você muito provavelmente não sabia
Alguns grandes jogadores argentinos chegaram a atuar pelo Vélez e você muito provavelmente não se lembra. O próprio Diego Simeone, um dos maiores ídolos da história do Atlético de Madrid, foi revelado pelo clube em questão e atuou por ele no fim da década de 1980, entre 1988 e 1990.
Nicolás Otamendi, jogador da seleção Argentina que teve passagens por Porto, Valencia, Manchester City e hoje joga no Benfica, também foi revelado pelo Vélez Sarsfield. Já Fernando Gago, o volante que participou dos galáticos do Real Madrid, não foi revelado pelo Vélez, mas encerrou a sua carreira no clube em 2021.
Um jogador conhecido de alguns torcedores brasileiros que já passou pelo Vélez Sarsfield é o centroavante Lucas Pratto. Entre 2015 e 2017, o jogador atuou pelo Atlético Mineiro e São Paulo. Antes disso, havia jogado no Vélez, de 2012 à 2015. Atualmente, está no clube argentino já há duas temporadas.