Com o título do Campeonato Brasileiro em 2022, o Palmeiras terá direito a uso de um patch em sua camisa como referência a conquista por toda a próxima temporada. Mesmo com a competição já definida, o Atlético-MG, no entanto, ainda pode usar a logo de campeão brasileiro na última rodada, uma vez que conquistou o torneio em 2021.
De acordo com informações do “UOL Esporte”, o uso do patch não está no regulamento do Brasileirão. Apesar disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que organiza o torneio nacional, permite que os atuais campeões usem o patch em seus uniformes. Além do brasão de campeão, a entidade também permite que os 20 participantes da Série A usem a logo do Campeonato Brasileiro.
A Copa do Brasil, que também ocupa os lugares mais altos na pirâmide do nosso futebol, também possui um patch para o campeão. O Atlético, que também venceu o torneio na última temporada utilizou o patch três vezes mesmo após o Flamengo confirmar o título em 2022. Ainda segundo o “UOL Esporte”, o Galo deve utilizar o selo nas partidas contra Cuiabá e Corinthians, pela Série A.
Campeonato Brasileiro de 2019 teve exceção ao campeão
Após confirmar o título da edição de 2019, o Flamengo foi autorizado pela federação a usar o patch de campeão da competição. Seu uso, no entanto, foi válido apenas na partida em que o Rubro-Negro recebeu a taça e as medalhas. Nos jogos finais, contra Avaí e Santos, o Mengão não colocou o selo em seu unfirome.
Por fim, o Palmeiras, vencedor em 2018, jogou com o selo em sua camisa em todas partidas da edição seguinte.