A diretora de responsabilidade social do Flamengo, Angela Machado, que é esposa do presidente do clube, Rodolfo Landim, fez postagens críticas aos nordestinos após a confirmação da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil, superando no segundo turno o atual presidente, Jair Bolsonaro, que buscava a reeleição. O nordeste tem sido alvo de bolsonaristas mais extremistas porque foi a região onde Lula venceu com larga vantagem, impulsionando sua vitória nas urnas.
Angela Machado escreveu em seu perfil em uma rede social:
“Ganhamos onde se produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morrer o carrapato passa fome”.
Após a repercussão, a dirigente fechou o perfil, onde fez postagens recentes de apoio ao presidente em exercício, Jair Bolsonaro, e chegou a fazer campanha para ele depois da conquista do tricampeonato da Libertadores deste ano, ainda no gramado em Guayaquil. Em outra publicação polêmica, Angela Machado posou ao lado de Rodinei, fez com as mãos o sinal do 22, número do presidente na eleição, e escreveu: “Vencemos uma. Falta a outra”.
Como diretora de responsabilidade social do clube, Angela comandou algumas ações feitas pelo Flamengo durante a atual temporada. Em uma delas, levou moradores de rua para assistir a Flamengo 5 x 0 Athletico-PR, no Maracanã, no dia 15 de agosto.
Dirigentes de clubes nordestinos repudiam fala da dirigente rubro-negra
“Maior que a indelicadeza do preconceito, é o Orgulho de ser nordestino”, postou o presidente do Sport, Yuri Romão, em referência ao poeta nordestino Guibson Medeiros.
Em mensagem publicada em seu perfil oficial nas redes sociais, “O Sampaio Corrêa repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, que agrediu o povo nordestino com insultos depreciativos. O Nordeste merece respeito. Nordestinos com orgulho”.
Quem fez o mesmo foi a diretoria do Centro Sportivo Alagoano (CSA): “O CSA repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo. Sua fala foi uma agressão ao povo nordestino. O Nordeste merece respeito”.
Veja outras manifestações de clubes nordestinos
“O Santa Cruz repudia, em defesa do povo nordestino, as infelizes expressões xenofóbicas da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, agredindo a Região Nordeste, demonstração de ignorância do conceito de nacionalidade. Somos nordestinos com orgulho!”.
“O Esporte Clube Vitória repudia as declarações xenofóbicas da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo. Sua fala foi uma agressão ao povo nordestino. Atitudes como essa não podem ser aceitas. Nordestinos com orgulho!”.
“O Sport Club do Recife repudia todo e qualquer tipo de preconceito. Nossa região, valores e torcedores merecem respeito!”.
“O Clube de Regatas Brasil (CRB), repudia as falas xenofóbicas da diretora de responsabilidade social do Flamengo. Merecemos respeito. Nordestinos com muito orgulho!”.