Falta menos de um mês para o começo da Copa do Mundo do Catar e as seleções africanas vão, mais uma vez, atrás de um improvável título da competição.
Para o zagueiro Kalidou Koulibaly, que defende o Chelsea, da Inglaterra, e a seleção de Senegal, a hora de uma equipe africana conquistar o mundo está próxima. Segundo ele, no entanto, ainda falta mentalidade para chegar até lá.
“Está faltando autoconsciência e autoestima às nações africanas de que podem realmente ganhar uma Copa do Mundo. Consideramos que passar da fase de grupos é algo bom, mas deveríamos mirar objetivos mais altos para nós mesmos“, começou o jogador de 31 anos.
“Não acho que o time francês ou inglês está feliz em passar da fase de grupos, eles querem ir além. Nós deveríamos ter a mesma mentalidade. É isso que tenho tentado levar a Senegal. Acho que é o momento de países africanos entreguem e vençam uma Copa do Mundo, porque somos um continente muito talentoso. Temos grandes jogadores“, completou.
Camarões, em 1990, e Gana, em 2010, foram as melhores campanhas de uma seleção africana na história das Copas. Ambas atingiram as quartas de final.
Koulibaly também lamentou o desempenho de Senegal na Copa do Mundo de 2018; equipe caiu na fase de grupos
“Nós ainda ressentimos a Copa do Mundo em 2018, especialmente eu, porque eu sei que poderíamos ter feito melhor. Eu fiquei muito triste por termos ido para casa cedo. Foi injusto. Achamos que seria pelo goal average, mas ser eliminado com base nas regras de Fair Play realmente machucou“, relembrou.
Senegal está no grupo A da competição ao lado de Catar, Equador e Holanda. A estreia acontece no dia 21 de novembro, às 13h (de Brasília) diante da Laranja Mecânica.