Ex-jogadores do Vasco protagonizam título do Flamengo

O tetracampeonato da Copa do Brasil conquistado pelo Flamengo, na última quarta-feira (19), foi marcado por erros de dois ex-jogadores do rival Vasco. Após empatar com o Corinthians pelo placar de 1 a 1, no Maracanã, o Rubro-Negro ganhou o título nos pênaltis, por 6 a 5. Assim, as duas cobranças desperdiçadas pelo clube paulista vieram dos pés de Fagner e Mateus Vital.

O lateral direito de 33 anos vestiu a camisa vascaína entre 2009 e 2012, onde conquistou a Copa do Brasil de 2011. Após isso, foi vendido para o clube alemão Wolfsburg, mas retornou por empréstimo em 2013. O Cruz-Maltino foi rebaixado nesta temporada, e Fagner encerrou sua história no clube.

Ainda mais ligado ao Vasco, o meia Mateus Vital, de 24 anos, é um fruto de São Januário. Cria da base desde 2003, foi tratado como joia e jogou no time principal de 2015 a 2017. Mas em 2018, foi vendido ao Corinthians pelo valor de dois milhões de euros. Curiosamente, o jogador completou 200 jogos com a camisa alvinegra na noite da final.

O Timão chegou a abrir 2 a 0 nas penalidades, e os três primeiros batedores tiveram sucesso: Fábio Santos, Giuliano e Renato Augusto. Quando estava 3 a 2, a quarta cobrança caiu nos pés de Fagner, mas o jogador exagerou no força e mandou a bola direto no travessão.

Dessa forma, o Flamengo empatou a série, que chegou nas cobranças alternadas. Yuri Alberto e Maycon balançaram a rede rubro-negra. A sétima cobrança foi de Mateus Vital, mas o atleta isolou a bola para longe. Na sequência, Rodinei fez o gol e decretou o vice-campeonato corintiano.

Histórico de pênaltis

Esta foi a terceira vez que Fagner desperdiçou uma cobrança em disputa de pênaltis. Em 2016, ele perdeu na semifinal do Campeonato Paulista, quando o time foi eliminado pelo Audax. Já em 2018, na final do mesmo Paulistão, errou contra o Palmeiras, mas o Corinthians foi campeão.

Porém, o lateral também já acertou pênaltis em outras oportunidades. Foram três no campeonato estadual, em 2015 (Palmeiras), 2019 (Santos) e 2022 (Guarani); dois na Copa do Brasil de 2017 (Brusque e Internacional) e um na de 2021 (Retrô); e um outro na Copa Sul-Americana de 2019 (Racing).

Por sua vez, Mateus Vital ainda não tinha um registro de cobrança em disputa de pênalti pelo Corinthians. O erro na série alternada foi praticamente decisivo para a perda do título. As imagens do jogador foram de total abalo no campo, e ele saiu pedindo desculpas à torcida alvinegra.