Falta quase um mês para o começo da Copa do Mundo e os torcedores brasileiros se perguntam se os dias dos jogos envolvendo o time canarinho será declarado feriado nacional.
Para a tristeza de muitos, de acordo com a legislação, não será feriado. Dessa forma, a única maneira de conseguir a liberação do trabalho deve ser feita em uma reunião entre patrão e colaborador.
Em entrevista ao portal “Terra”, o advogado Flavio Ordoque explicou como vai funcionar nos dias das partidas da seleção brasileira, que caíram datas comerciais.
“Pela lei (trabalhista), os dias de jogos da seleção na Copa do Mundo não são feriados. Tudo varia de acordo com a vontade da empresa em liberar ou não seus funcionários“, disse.
Já Tabata Silva, que trabalha como gerente de marketing no site Empregos.com.br, é possível chegar a um denominador comum para que ambas as partes saiam beneficiadas.
“[…]Muitas empresas criam espaços preparados especialmente para que, nos horários dos jogos, os colaboradores possam dar uma pausa no trabalho para assistir à partida. Outras companhias preferem liberar suas equipes para assistirem aos jogos fora do ambiente de trabalho. Há casos ainda em que as empresas trabalham normalmente ou, se param, exigem dos colaboradores a compensação das horas em que o expediente deixou de ser cumprido“, destaca.
O Brasil faz a sua estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16h (de Brasília), contra a Sérvia, em Lusail. Depois enfrenta a Suíça no dia 28, segunda-feira, às 13h e fecha a fase de grupos diante de Camarões, no dia 2 de dezembro, às 16h.