Payet não abre mão de contrato e já tem data para deixar o Vasco
O contrato de Dimitri Payet com o Vasco da Gama tem gerado discussões sobre o futuro do jogador no clube. Embora o Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) da CBF indique que o vínculo do francês com o clube vai até 5 de maio, o contrato real se estende até o final de julho de 2025. Esta diferença se deve a questões relacionadas ao passaporte do jogador no momento da assinatura do contrato em 2023.
Apesar do contrato até julho, a continuidade de Payet no Vasco após essa data é incerta. A diretoria do clube não demonstra interesse em renovar o contrato do meia, o que indica que esses podem ser os últimos meses do jogador no time carioca. As negociações para uma possível renovação envolvem a diluição dos salários de Payet até o final da temporada, sem custos adicionais para o clube.
Opções do Vasco para substituir Payet
Com a provável saída de Payet, o Vasco da Gama já começa a considerar alternativas para preencher a lacuna que será deixada pelo francês. Entre os jogadores disponíveis no elenco, destacam-se Philippe Coutinho, Alex Teixeira e Estrella, embora este último esteja atualmente lesionado. A janela de transferências, que abre em 10 de julho e fecha em 2 de setembro, será uma oportunidade para o clube buscar reforços no mercado.
Desde sua chegada ao Vasco em agosto de 2023, Dimitri Payet participou de 75 jogos oficiais, marcando sete gols e contribuindo com 13 assistências. Inicialmente contratado como uma peça-chave e referência no time, o francês perdeu espaço ao longo de 2024 e começou 2025 como reserva. As atuações abaixo do esperado contribuíram para a sua situação atual no clube.
Além dos desafios dentro de campo, Payet enfrenta problemas fora dele. O jogador está sendo investigado por alegações de violência física, moral, psicológica e sexual. Larissa Natalya Ferrari, uma advogada catarinense, afirma ter tido um relacionamento extraconjugal com Payet e registrou ocorrências nas polícias Civil do Rio de Janeiro e do Paraná, solicitando uma medida protetiva contra o atleta.