Mourinho aceita substituir Dorival Júnior na Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a demissão do técnico Dorival Júnior no cargo da Seleção Brasileira. A entidade máxima do futebol brasileiro vem avaliando as alternativas e o nome do português José Mourinho entrou em pauta.

O comandante chegaria para a disputa da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. O treinador não teria dificuldade com o idioma, pelo fato de ser português, e destaca o desejo de trabalhar em uma seleção.

Em entrevista ao jornal italiano Corriere dello Sport, o atual treinador do Fenerbahçe deu detalhes sobre a vontade de comandar uma seleção no futuro. Ele destaca o desejo de repetir o sucesso que já foi notificado na passagem por clubes.

“Sim, quero disputar um Campeonato Europeu (com uma seleção) ou uma Copa do Mundo, unir um país em torno de sua seleção da mesma forma que tantas vezes consegui com clubes e torcedores. Quero fazer isso pelo futebol, pelo que esse esporte representa. Será incrível”, afirma Mourinho.

Diante disso, o entendimento é de que José aceitaria uma proposta da Seleção do Brasil sem maiores dificuldades. A oportunidade seria enxergada como um dos principais momentos da carreira do treinador, que também já comandou o Real Madrid.

Mourinho já recusou proposta para atuar em seleção

Apesar do desejo de comandar uma seleção, Mourinho já recusou a possibilidade de ser o técnico de seu país em mais de uma ocasião. A mais recente foi quando ele estava na Roma, da Itália, que comandou entre 2021 e 2024 e conquistou o título da Conference League.

O comandante ainda chegou a disputar a final da Europa League em 2023, porém foi derrotado para o Sevilla nos pênaltis. Pouco tempo depois, ele foi demitido. Com isso, o treinador ficou com o caminho livre para assinar contrato junto ao Fenerbahçe.