Time gigante vai contra jogadores e planeja mandar jogos em estádio de gramado sintético
A polêmica dos gramados sintéticos no futebol brasileiro deu o que falar na última semana. Jogadores de diversos clubes, como Neymar, Thiago Silva, Philippe Coutinho e Memphis Depay resolveram dar suas opiniões e se manifestaram contra os gramados artificiais, por meio de um post em suas redes sociais. No entanto, tem clube brasileiro querendo ir contra a opinião dos seus jogadores.
Acontece que, de acordo com informações do ‘Portal UOL’, a diretoria do Vasco estuda mandar a primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca no Estádio Nilton Santos, um dos poucos no Brasil que usa grama sintética. Como não teve o São Januário liberado, a equipe quer disputar a primeira partida em um gramado em que o Flamengo não está tão habituado a jogar.
E o Nilton Santos, estádio do Botafogo, é um dos três do futebol brasileiro que faz uso da grama sintética em sua totalidade. Além dele, apenas o Allianz Parque (Palmeiras) e a Ligga Arena (Athletico-PR) possuem gramado artificial. Mas vale ressaltar que jogadores do Vasco, como o próprio Coutinho e o atacante Vegetti, participaram do manifesto contra os gramados sintéticos, colocando o Cruzmaltino em uma situação contrária à opinião de nomes do seu próprio elenco.
Polêmica do gramado sintético
Na semana passada, alguns jogadores do futebol brasileiro resolveram se manifestar em suas redes sociais pedindo para que o uso dos gramados sintéticos no Brasil fosse revisto. Eles usam do argumento de que o futebol “deve ser disputado em campos naturais” pelo espetáculo em si e também afirmando que a grama artificial pode provocar uma maior quantidade de lesões.
O Palmeiras, clube cujo estádio possui grama sintética, se manifestou após o movimento e afirmou que tratam-se de “críticas rasas e sem base científica”. Abel Ferreira, técnico do clube, deu uma declaração após a vitória contra o Botafogo-SP no Paulistão e afirmou que entende as críticas dos jogadores ao sintético e que também prefere a grama natural, mas ressaltou que o seu clube não possui vantagem em relação aos demais por jogar em uma grama artificial.