Luxemburgo solta o verbo sobre erros de Tite no Flamengo: “Tem que estar no jogo”
Contestado pela torcida, Tite deixou o comando técnico do Flamengo nesta segunda-feira (30/9). Segundo o treinador Vanderlei Luxemburgo, o recém-demitido fez escolhas erradas e pecou ao poupar atletas. No mesmo dia, o clube carioca anunciou o substituto. O ex-lateral-esquerdo Filipe Luís, que comandava a equipe sub-20, assumiu o time profissional.
Filipe Luís estreia nesta quarta-feira (2/10), no duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, no Maracanã, às 21h45. A transição rápida para um novo técnico reflete a urgência do Flamengo em recuperar sua forma no campeonato.
Vanderlei Luxemburgo comenta saída de Tite
Primeiro, Luxemburgo encheu a bola de Tite: “Não fez o trabalho que nós estamos acostumados a ver. Tem competência, excelente profissional, de altíssimo nível. Bonita história no futebol brasileiro e tem que ser respeitado por isso”. Depois, ele opinou sobre o trabalho de Tite.
Para Luxemburgo, atletas importantes precisam atuar independentemente das sugestões do departamento fisiológico. Luxemburgo frisou que poupar jogadores foi a principal falha de Tite. “Grandes jogadores têm que estar nos grandes jogos, mesmo com a possibilidade de ter uma lesão”, afirmou.
Por que poupar atletas foi um erro, segundo Luxemburgo?
Luxemburgo destacou que “resultados são bons, são ruins, duas situações”. Segundo ele, grandes jogadores resolvem partidas cruciais, mesmo correndo o risco de lesões. “Essa coisa da troca porque o departamento de fisiologia diz que o jogador está com cansaço, CK alto… O Zico com CK alto resolvia problema do Flamengo”, exemplificou.
‘CK’ se refere à enzima creatinoquinase, que, em alto nível no sangue, pode indicar lesão muscular. Outros fatores também podem aumentar essa enzima, mas isso não convenceu Luxemburgo, que acredita que craques devem estar sempre em campo.
Qual foi a decisão de Tite sobre Pedro e Gabigol?
Luxemburgo mencionou a ausência de Pedro como um erro crítico. O centroavante rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo no início de setembro, durante treinamento com a Seleção Brasileira. Tite, então, optou por improvisar Bruno Henrique na posição e colocou Gabigol para atuar, mas não como titular.
Na derrota por 1 a 0 para o Peñarol, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, Gabigol sequer foi relacionado. Em alguns momentos, Tite preferiu dar chances a Carlinhos, ex-Nova Iguaçu. Para Luxemburgo, o Flamengo deveria ter entendido que “quem tinha que jogar era o Gabigol, pela história que tem no clube”.
Filipe Luís: Novo técnico do Flamengo
Com a transição repentina, Filipe Luís assumiu a responsabilidade de reerguer o Flamengo. Listamos alguns pontos sobre o novo técnico:
- Experiência Internacional: Filipe Luís, como jogador, tem uma vasta experiência em clubes europeus importantes, como o Atlético de Madrid.
- Liderança no Sub-20: Anteriormente comandando a equipe sub-20 do Flamengo, ele já conhece muitos dos jovens talentos do clube.
- Primeira Grande Oportunidade: Essa é a primeira vez que Filipe Luís assume um time profissional dessa magnitude, uma chance de ouro em sua carreira.
Exemplo de gestão no Fortaleza
Por fim, Vanderlei Luxemburgo elogiou a gestão de Marcelo Paz no Fortaleza. Ele exerceu o cargo de presidente entre 2017 e 2023, quando se tornou CEO da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube.
“O Brasil precisa entender o seguinte: servir de exemplo o Fortaleza, a gestão do Marcelo, um grande exemplo”, comentou. Esses são tempos de mudanças para o Flamengo e a torcida está ansiosa para ver como Filipe Luís vai comandar o time nos próximos desafios.