5 jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa

Sempre que um jovem jogador é se destaca em um clube brasileiro, é comum que surjam propostas de equipes do exterior. Acontece que esse movimento, que vem se tornando cada vez mais comum, tanto pode dar certo quanto pode dar errado. E é por isso que você precisa conhecer 5 jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa.

O fato é que o número de jogadores que saem jovens do Brasil e brilham na Europa é muito menor do que os que acabam “fracassando” em um clube estrangeiro. Isso porque muitos jogadores que são contratados por um clube estrangeiro com o status de estrela, na verdade, não tiveram tempo suficiente para mostrar isso em equilíbrio.

Vários fatores, inclusive, podem contribuir para que um jovem jogador dê certo ou errado na Europa. A saída precoce de um clube brasileiro, sem jogar por um tempo regular em alto nível, é um dos pontos que podem ser considerados negativos. O mesmo vale para a estrutura do clube para onde o atleta vai, que tanto pode ajudar quanto atrapalhar.

De toda forma, o futebol brasileiro vem há décadas exportando verdadeiros craques de bola para a Europa – e nos últimos anos a situação não tem sido diferente. Alguns demoraram um pouco mais de tempo para engrenar no exterior, outros mostraram para o que vieram logo de cara, mas todos os citados da lista já brilharam lá fora.

Confira uma lista com os 5 jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa:

Vinícius Júnior – Do Flamengo ao Real Madrid

Quando Vinícius Júnior surgiu nas categorias de base do Flamengo, muitos acreditavam que ele seria o próximo grande nome da equipe carioca. E de fato foi, ao menos no pequeno período de tempo em que vestiu a camisa profissional do rubro-negro, nas temporadas de 2017 e 2018.

Em 69 partidas disputadas com a equipe profissional do Flamengo, Vinícius Júnior marcou 14 gols e deu duas assistências – isso com menos de 18 anos de idade. Na temporada 2018/2019 ele foi comprado pelo todo poderoso Real Madrid, como uma aposta para o futuro da equipe merengue. No entanto, não emplacou logo de cara.

O jovem jogador do Ninho do Urubu passou quase que uma temporada inteira no Real Madrid B antes de subir para a equipe principal. Nos dois primeiros anos como profissional no clube merengue, Vinícius alternava entre banco e titular, marcando alguns gols e dando algumas assistências. Mas a temporada 2021/2022 mudou tudo.

Na mais recente temporada com o Real Madrid, Vinícius Júnior marcou 22 gols e deu 16 assistências em 52 jogos, sendo o segundo maior artilheiro da equipe e um dos principais jogadores do mundo. Todo o bom desempenho do jogador fez com que ele se consagrasse campeão espanhol e da Liga dos Campeões, fazendo inclusive o gol do título.

Com isso, se tornou um dos jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa. Sendo protagonista, inclusive, com apenas 21 anos de idade.

com apenas 21 anos de idade.

Casemiro – Do São Paulo ao Real Madrid

E se o Vinícius Júnior saiu do Brasil com status de grande promessa, a situação do Casemiro foi justamente a oposta. O volante revelado pelo São Paulo, apesar de ter feito excelentes partidas com a camisa do tricolor paulista, nunca realmente caiu nas graças da torcida – até o momento em que deixou a equipe.

Na temporada 2012/2013, depois de três anos e meio com a equipe titular do São Paulo, e com apenas 21 anos de idade, Casemiro foi vendido para o Real Madrid B. Em seu primeiro ano na Espanha o jogador atuou pela equipe B dos merengues, subindo logo na temporada seguinte e se mantendo como reserva até 2014.

Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP via Getty Images

Foi então que em 2014 o Real Madrid emprestou Casemiro para o Porto, de Portugal. Lá, o volante brasileiro mostrou ser um grande jogador e, em apenas uma temporada, já retornou para a equipe espanhola – desta vez, para ser titular absoluto. De lá para cá, o que o atleta fez com a camisa do Real é histórico.

Ao lado de Modric e Kroos, Casemiro formou o trio de meio-campo mais vitorioso da história do Real Madrid, apontando como muitos como um dos mais completos de todos os tempos. Foram cinco títulos da Champions League, sendo quatro como um dos grandes protagonistas, e o posto de um dos melhores volantes do mundo desde então.

Gabriel Jesus – do Palmeiras ao Manchester City

Gabriel Jesus é um daqueles jogadores que divide opiniões quanto a sua atuação até os dias de hoje. Muito disso se deve pelo seu desempenho na seleção brasileira que, para alguns, não é convincente. No entanto, não dá para negar que ele é um dos jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa.

Revelado pelo Palmeiras, Gabriel Jesus encantou o mundo ainda nas categorias de base do Verdão, chegando a ser eleito inclusive o Craque da Copinha. Em 2015, quando subiu para o profissional, o atacante já começou a mostrar para o que veio. Na sua segunda temporada como profissional, marcou 21 gols e deu cinco assistências em 46 jogos.

Na temporada 2016/2017, o jogador foi comprado pelo poderoso Manchester City de Pep Guardiola. Com apenas 20 anos de idade, ele chegou a equipe inglesa para ser um dos pontos de referência no ataque e, até a última temporada, conseguiu cumprir essa missão em diversos momentos.

Na primeira temporada com o City foram 7 gols e 5 assistências em 11 jogos; na segunda, 17 gols e três assistências em 42 jogos; na terceira, 21 gols e 7 assistências em 47 jogos. Gabriel Jesus viveu o seu auge em 2019/20, quando marcou 23 gols e deu 11 assistências em 53 jogos.

Ao todo, foram quatro títulos da Premier League e quatro Copa da Liga, duas Supercopa da Inglaterra e uma Copa da Inglaterra com o Manchester City. A relação entre Gabriel Jesus e City, no entanto, está chegando ao fim. Isso porque o jogador está a caminho do Arsenal.

Neymar – Do Santos ao Barcelona

Quando o assunto são jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa, Neymar é a principal referência da última década. O maior jogador brasileiro dos últimos anos simplesmente explodiu nas categorias de base do Santos e, antes mesmo de completar 18 anos de idade, já estava dando show na equipe profissional do Peixe.

Para se ter uma ideia, logo na segunda temporada como profissional pelo Santos, entre 17 e 18 anos de idade, Neymar marcou 42 gols e deu 15 assistências em 60 jogos. Números completamente absurdos que o acompanharam até 2013, quando o jogador fez a sua última temporada pelo Santos.

Aos 21 anos de idade, e depois de ficar grande demais para o Brasil, Neymar foi vendido para o Barcelona – na época, o principal clube do mundo. Há quem diga que ele alcançou lá o melhor futebol da sua carreira, se tornando um dos jogadores mais completos do mundo, marcando gols e dando assistências em diversas ocasiões.

Com a camisa do Barcelona foram 186 jogos, 105 gols e 61 assistências, além de um título de Champions League e duas ligas espanholas. Da Espanha, Neymar rumou a França para ser a cara do novo projeto do Paris Saint-Germain na busca pelo principal título da Europa, mas acabou batendo na trave por diversas vezes.

Roberto Firmino – Do Figueirense ao Liverpool

E para finalizar a lista de jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa, precisamos falar de Roberto Firmino. O atacante possui um estigma um pouco semelhante ao de Gabriel Jesus, no sentido de ser muito questionado por suas atuações com a seleção brasileira, mas extremamente bem visto no clube onde joga.

Firmino foi revelado pelo Figueirense de Santa Catarina, tendo disputado apenas duas temporadas como profissional antes de ir, aos 20 anos de idade, para a Alemanha. Na temporada 10/11, o atacante atuou pelo TSG Hoffenheim, equipe de meio de tabela da Bundesliga e que raramente alcança as primeiras colocações.

Ainda assim, Firmino conseguiu se destacar pelo Hoffenheim em cinco temporadas com o clube, chegando a fazer inclusive 22 gols e dar 12 assistências em 37 jogos com a equipe, na temporada 2013/2014. No entanto, foi no Liverpool, quando foi vendido aos 25 anos de idade, que o atacante realmente brilhou.

Com o Liverpool de Jurgen Klopp, Firmino formou um dos melhores trios de ataque dos últimos anos, ao lado de Mané e Salah. O centroavante teve suas temporadas goleadoras, como a de 2017/2018, quando meteu 27 gols em 54 jogos, mas se mostrou um jogador muito mais completo, brilhando também em assistências.

Com o Liverpool, Firmino conquistou uma liga inglesa – título que os Reds não ganhavam há anos – e uma Champions League. Foi um dos protagonistas dos últimos excelentes anos da equipe de Jurgen Klopp.

Menções honrosas de jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa

O fato é que existem muitos jogadores que saíram jovens do Brasil para brilhar na Europa. Nessa lista, trouxemos alguns dos exemplos mais recentes e que, ao longo das últimas temporadas, apresentaram um futebol fantástico em alguns dos melhores clubes do mundo. No entanto, outros vários atletas fizeram o mesmo caminho, com menos ou mais brilhos, por outras equipes.

Entre as décadas de 1990 e 2000, tivemos dois nomes em específico que foram muito cedo para a Europa e lá alcançaram o futebol de melhores do mundo: Ronaldo e Ronaldinho. Kaká também entra para essa lista, assim como o próprio Lucas Moura (que jogou muito bem pelo Tottenham durante um período), e Rodrygo (que vem jogando muito bem pelo Real Madrid).

O goleiro Alisson Becker é mais um que não pode ficar de fora dessa lista, tendo sido alavancado pelo Internacional, brilhado na Roma e se tornado um dos principais goleiros do mundo no Liverpool – onde segue até hoje. O mesmo vale para Éderson, que surgiu nas categorias de base do São Paulo mas que foi brilhar mesmo em Portugal, pelo Benfica, antes de assumir a titularidade do Manchester City.