Apesar de ainda não ser totalmente definitivo, a FIFA tornou público um documento onde anuncia os possíveis 26 dos 32 clubes que disputarão a primeira edição do Mundial de Clubes no verão de 2025 nos Estados Unidos.
Doze dessas vagas, como temos comentado, são destinadas à UEFA. Lembre-se que oito das 12 vagas são concedidas pela FIFA seja através da vitória na Champions League ou pela classificação no ranking. Oito delas já são conhecidas.
Três por vitórias nas edições anteriores da Champions, que são o caso do Real Madrid, Manchester City e Chelsea. As cinco restantes são destinadas ao Bayern de Munique, PSG, Inter, Porto e Benfica. Ainda restam quatro vagas a serem preenchidas, uma delas será para o vencedor da Champions 2024.
As três restantes serão preenchidas seguindo o critério inicial da FIFA de não repetir times do mesmo país. Neste momento, essas quatro vagas seriam para Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Juventus e Salzburgo.
Então, a menos que haja alguma surpresa, o FC Barcelona ficará fora dessa estreia do novo formato criado pela FIFA, a menos que consiga se classificar ao vencer a Champions, o que lhe daria acesso direto. No entanto, não é o único clube histórico que ficaria de fora, há outros como Liverpool, Milan, Napoli e Lazio. Todos eles também com opções inicialmente via ranking. A situação é ainda mais preocupante para clubes como Manchester United ou Ajax, que não têm nenhuma opção.
Os 26 clubes do Mundial
Os 26 clubes que estão praticamente garantidos no Mundial de Clubes 2025 são: UEFA: Real Madrid, Manchester City, Chelsea, Bayern de Munique, Paris Saint Germain, Inter de Milão, Porto, Benfica + 4 vagas a serem preenchidas; CAF (África): Al Ahly, Wydad, Mamelodi Sundowns; AFC (Ásia): Urawa Red Diamonds, Al Hilal, Jeonbuk Motors;
CONCACAF: Monterrey, León, Seattle Sounders; CONMEBOL: Fluminense, Flamengo, Palmeiras, Boca Juniors, River Plate. Neymar poderia jogar se continuasse no Al Hilal. O restante das confederações também tem seus clubes definidos, com a exceção de quem será o campeão continental da competição de clubes em 2024.
No caso da CAF (África), o Al Ahly do Egito, vencedor de duas edições, o Wydad do Marrocos e o campeão do próximo torneio de verão irão. A vaga vaga deixada pelo time egípcio será preenchida pelo Mamelodi Sundowns da África do Sul.
Já para a confederação asiática, as quatro vagas são preenchidas pelo Al Hilal da Arábia Saudita e o Urawa Red Diamonds do Japão, vencedores da Copa da Ásia, também falta conhecer o novo vencedor do torneio.
A quarta vaga é para o Jeonbuk Motors coreano. Também estão totalmente definidas as vagas da América Central e Caribe (CONCACAF), onde os mexicanos Monterrey e León, além da equipe americana Seattle Sounders, participarão por terem vencido as três edições até agora do torneio continental. Falta conhecer quem ganhará a edição de 2024.
Também na CONMEBOL (América do Sul), três brasileiros e dois argentinos já garantiram seu lugar. Falta apenas conhecer o vencedor da Copa Libertadores de 2024. Fluminense, Flamengo e Palmeiras já garantiram a presença ao lado dos argentinos Boca Juniors e River Plate, que se classificaram pela classificação no ranking. Por fim, a vaga de Oceania é para o Auckland City da Nova Zelândia.