O próximo dia 4 de abril será o último dia da janela de transferências de jogadores vindos do exterior. A definição foi divulgada pela CBF nesta quarta-feira (29). Dessa forma, os clubes brasileiros que quiserem se reforçar com jogadores sem espaço ou em fim de contrato, que atuam em outros países, como na Europa, por exemplo, tem poucos dias para concretizar as negociações. Separamos 15 nomes que podem reforçar a sua equipe ainda nessa janela de transferências.
Confira abaixo nomes que fizeram sucesso na Europa e podem ser contratados a custo zero
Antônio Carlos, 30 anos – Posição: zagueiro – Clube: Orlando City-EUA
O zagueiro, que acumula passagens por Palmeiras e Flamengo, está nos Estados Unidos desde 2020 e tem contrato com o clube da Flórida até dezembro de 2023. Como a MLS está apenas no seu início, uma liberação antecipada do jogador não prejudicaria o Orlando, o que tornaria a sua contratação até terça-feira algo realista.
Nathan, 27 anos – Posição: zagueiro – Clube: San Jose Earthquakes-EUA
Nathan defendeu o Palmeiras no ano do centenário, 2014, como cria da base. Está no exterior desde 2017, quando foi jogar no futebol Suíço. Defendeu Servette FC, Grasshoppers e FC Zurich antes de chegar nos EUA. Seu contrato também acaba no final do ano e uma liberação antecipada não seria das mais difíceis em uma MLS recém iniciada.
Alex Sandro, 32 anos – Posição: lateral-esquerdo – Clube: Juventus-ITA
O titular da Seleção Brasileira na última Copa ainda não renovou com a Velha Senhora, apesar de informação recente do jornalista Fabrizio Romano apontar que clube e jogador estão próximo de um acordo. Enquanto isso não acontece, clubes brasileiros podem negociar com o jogador, cujo contrato se encerra no meio deste ano.
Dalbert, 29 anos – Posição: lateral-esquerdo – Clube: Inter de Milão-ITA
O jogador se recupera de uma grave lesão nos ligamentos do joelho, e por isso não tem jogado pela Inter de Milão. O contrato do atleta termina em junho deste ano, e o jogador já esteve na mira do São Paulo no início de 2023.
Ismaily, 32 anos – Posição: lateral-esquerdo – Clube: Lille-FRA
O jogador chegou na equipe francesa para essa temporada, entretanto, assinou vínculo de apenas um ano e já pode fechar um pré-contrato com outro time. O atleta não atua no Brasil desde 2010 e precisaria de uma liberação antecipada para fechar contrato antes do fechamento da janela.
Luiz Gustavo, 35 anos – Posição: volante – Clube: Al-Nassr-KSA
Companheiro de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, o volante – que defendeu a Seleção da Copa de 2014 – tem contrato somente até o meio do ano também. O jogador chegou ao Al Nassr em julho de 2022, o que poderia ser uma dificuldade para clubes brasileiros na busca por uma liberação ainda nesta janela.
Guilherme, 31 anos – Posição: volante – Clube: Al-Sadd-QAT
O volante ficou marcado pelas passagens positivas por Portuguesa e Corinthians no início da década passada. Na Europa, defendeu clubes nas principais ligas, como a Udinese (Itália), La Coruña (Espanha) e Olympiacos (Grécia). Está no futebol do Qatar desde 2020 e seu contrato atual se encerra no meio do ano.
Gustavo Maia, 21 anos – Posição: meia – Clube: Valencia-ESP (emprestado pelo Barcelona-ESP)
Revelado pelo São Paulo, Gustavo Maia foi contratado pelo Barcelona em 2020 por 4,5 milhões de euros (R$24,8 milhões). Assinou contrato com o clube catalão até 2025, mas não foi aproveitado. O meia chegou a ser emprestado ao Internacional entre os anos de 2021 e 2022, mas retornou para o Barcelona B recentemente. No início do ano, foi emprestado ao Valencia B, o que tornaria sua chegada ao Brasil um pouco mais difícil para esta janela.
João Paulo, 32 anos – Posição: meia – Clube: Seattle Sounders-EUA
O jogador teve destaque enquanto defendeu o Botafogo, em 2020. Suas boas atuações valeram uma passagem para o futebol dos Estados Unidos, onde defende o Seattle Sounders em contrato até o final do ano.
Philippe Coutinho, 30 anos – Posição: meia – Clube: Aston Villa-ING
Coutinho não tem jogado frequentemente sob o comando do treinador Unai Emery. Dos 20 jogos que fez na temporada, saiu como titular em apenas sete. O Corinthians tentou sua contratação, mas o Aston Villa não demonstrou interesse em facilitar sua saída. Com o fechamento da janela, clubes interessados podem tentar uma última investida.
Reinier, 21 anos – Posição: meia – Clube: Girona-ESP (emprestado pelo Real Madrid-ESP)
Com direito a passagem pelo Borussia Dortmund (Alemanha), o jogador não conseguiu se firmar na Europa. Times do futebol brasileiro analisam a situação do atleta, que tem contrato até junho de 2023.
Willian, 34 anos – Posição: meia – Clube: Fulham-ING
O atleta, que teve passagem pelo Corinthians recentemente, defende o Fulham e tem contrato até junho deste ano. O jogador pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe, o que facilitaria uma liberação até terça, antes do fechamento da janela.
Douglas Costa, 32 anos – Posição: atacante – Clube: Los Angeles Galaxy-EUA
Após retorno frustrado para o Grêmio, Douglas Costa se transferiu para os Estados Unidos, onde defende o LA Galaxy desde 2022. Assim como todos os outros jogadores dessa lista que estão na MLS, Douglas tem contrato até o fim do ano e uma liberação antecipada poderia ser negociada, já que o campeonato está apenas no início.
Lucas Moura, 30 anos – Posição: atacante – Clube: Tottenham-ING
O jogador teve poucas oportunidades com Antonio Conte, treinador recém demitido do clube. No entanto, sua situação permanece a mesma por enquanto, e seu contrato não será renovado. O atacante está no Tottenham desde 2018 e, segundo apuração do LANCE!, o São Paulo chegou a conversar com o jogador, buscando uma aproximação caso Lucas decida voltar ao Brasil.
Roberto Firmino, 30 anos – Posição: atacante – Clube: Liverpool-ING
Firmino não vai ficar no Liverpool após o meio do ano, e notícias recentes dão a entender que o atleta deseja permanecer no Velho Continente. A Juventus (Itália) quer o atacante, mas apenas para o meio do ano, o que facilitaria a vida de clubes brasileiros interessados em uma liberação imediata.