13 vezes o campeão da Fórmula 1 não foi o piloto com mais vitórias na temporada
É comum que o campeão seja o piloto com mais vitórias na temporada da Fórmula 1, mas nem sempre é assim. Ao longo da história da categoria que começou em 1950, em 13 ocasiões o vencedor do ano não foi quem subiu ao topo do pódio mais vezes. E alguns pilotos brasileiros estão envolvidos nessa lista.
Não foram considerados nesta pesquisa campeões que venceram o mesmo tanto de corridas do que outros pilotos em determinado ano, apenas quem ganhou menos do que algum rival e mesmo assim se sagrou campeão. O primeiro deles foi Mike Hawthorn, de Ferrari, superando Stirling Moss que ganhou quatro corridas contra apenas uma dele. A taça veio graças aos segundos lugares (cinco) e aos abandondos do rival (cinco), em 11 GPs.
Nick Lauda é tricampeão e duas dessas conquistas vieram ganhando menos provas. A primeira foi em 1977, batendo Mario Andretti e depois novamente em 1984, vencendo o colega de equipe Alain Prost. Porém, Lauda foi um dos tantos pilotos com duas vitórias em 1982, superados por Keke Rosberg que precisou de apenas uma para ser o grande vencedor daquela temporada.
Três brasileiros fazem parte dessa estatísticas: Nelson Piquet ganhou em 1983 com menos vitórias do que Prost e depois em 1987, vencendo mais do que Nigel Mansell, colega de Williams. Já Ayrton Senna se deu mal em 1989, quando ganhou mais provas do que Prost, mas foi vice. Por último, Felipe Massa chegou mais vezes na frente do que Lewis Hamilton e mesmo assim foi vice.
Campeões que não foram os maiores vencedores do ano
- 1958: Mike Hawthorn (Ferrari) foi campeão vencendo uma corrida, Stirling Moss (Cooper e Vandervell) venceu quatro corridas, Tony Brooks (Vandervell) venceu três. Mais três pilotos ganharam uma corrida.
- 1964: John Surtees (Ferrari) foi campeão vencendo duas corridas, Jim Clark (Lotus) acabou em terceiro no campeonato e venceu três vezes.
- 1967: Denny Hulme (Brabham) foi campeão com duas vitórias, Jim Clark (Lotus) ficou em terceiro vencendo quatro vezes.
- 1977: Niki Lauda (Ferrari) foi campeão com três vitórias contra quatro de Mario Andretti (Lotus), que foi o terceiro colocado.
- 1979: Jody Scheckter (Ferrari) foi campeão com três vitórias, com Alan Jones (Williams), terceiro do campeonato, vencendo quatro provas.
- 1982: Keke Rosberg (Williams) foi campeão com uma vitória contra duas de Didier Pironi (Ferrari), John Watson (McLaren), Alain Prost (Ranault), Niki Lauda (McLaren) e René Arnoux (Renault).
- 1983: Nelson Piquet (Brabham) foi campeão com três vitórias contra quatro de Alain Prost (Renault).
- 1984: Niki Lauda (McLaren) foi campeão com cinco vitórias contra sete de Alain Prots (McLaren).
- 1986: Alain Prots (McLaren) foi campeão com quatro vitórias contra cinco de Nigel Mansell (Williams).
- 1987: Nelson Piquet (Williams) foi campeão com três vitórias contra seis de Nigel Mansell (Williams).
- 1989: Alain Prost (McLaren) foi campeão com quatro vitórias contra seis de Ayrton Senna (McLaren).
- 2008: Lewis Hamilton (McLaren) foi campeão com cinco vitórias contra seis vitórias de Felipe Massa (Ferrari).
- 2016: Nico Rosberg (Mercedes) foi campeão com nove vitórias contra dez de Lewis Hamilton (Mercedes).