Zubeldía está virado só em dente: Zagueiro que todos queriam no Brasil reforça o São Paulo
Na noite da última quarta-feira (14), o São Paulo assegurou a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores de forma dramática. Atuando no Morumbis pela quinta rodada da fase de grupos, o Tricolor arrancou um empate por 1 a 1 diante do Libertad-PAR, com gol salvador do jovem Lucca já nos minutos finais da partida.
O empate, concretizou presença do clube na próxima fase do torneio continental. No entanto, ficou marcado por outra boa notícia para o torcedor são-paulino: o retorno do zagueiro Arboleda aos gramados. Após quase três semanas afastado, o equatoriano foi relacionado e participou da partida, reacendendo a concorrência por uma vaga no sistema defensivo do time.
Arboleda é visto como importante peça no futebol nacional, frequentemente especulado no mercado da bola. No entanto, segue como reforço essencial no São Paulo. Antes do afastamento, Arboleda vinha em ritmo intenso de jogos. No confronto contra o Alianza Lima-PER, também pela Libertadores, ele precisou deixar o campo no intervalo após sentir um desconforto na coxa esquerda.
São Paulo toma decisão importante sobre Arboleda
Apesar de os exames não apontarem lesão, foi diagnosticada uma sobrecarga muscular na região. Mesmo assim, o defensor retornou aos gramados apenas seis dias depois, como titular na igualdade por 2 a 2 com o Botafogo, pelo Brasileirão, e completou os 90 minutos em campo. No entanto, a reincidência da sobrecarga muscular obrigou o São Paulo a preservá-lo novamente.
Naturalmente, evitou a evolução do quadro para uma lesão mais grave. A partir daquele duelo contra o Botafogo, Arboleda ficou de fora de cinco compromissos do São Paulo: três partidas do Campeonato Brasileiro, uma da Copa do Brasil e outra da própria Libertadores. Durante sua ausência, o técnico Zubeldía testou diferentes formações defensivas.