O Cruzeiro vive temporada agitada em 2023, completamente distante das expectativas do torcedor, que esperava uma virada de chave ao ano de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. O clube não apresenta o melhor rendimento, ocupa a 12ª posição no torneio, e acumula apenas 26 pontos. Assim, teve seu técnico demitido no dia 29 de agosto: sai o português Pepa e chega Zé Ricardo.
O clube anunciou a contratação de Zé Ricardo na última terça-feira (5), e chega com grande responsabilidade em mãos, na tentativa de deixar o Cruzeiro distante da zona de rebaixamento. Quem se manifestou contra a contratação foi a torcida organizada Máfia Azul, a principal do clube mineiro, contestando as escolhas da atual administração da equipe, comandada por Ronaldo Fenômeno.
Nas redes sociais, a torcida publicou um texto que possui como título: “Zé Ricardo não!”. “A contratação do novo treinador é motivo de preocupação para nós torcedores. Sua falta de experiência e histórico questionável deixam a torcida desconfiada e totalmente sem esperança quanto ao futuro do time”, comentou a Máfia Azul, dividindo o sentimento de decepção.
Torcida do Cruzeiro cita desempenho de Zé Ricardo
Para comprovar a indignação sobre a escolha, em importante momento para o Cruzeiro, a torcida levantou os últimos números do treinador, que já chega extremamente pressionado no cargo: “Para quem não sabe, comandou o Shimizu S-Pulse, que foi eliminado na 3ª fase da Copa do Imperador, a Copa do Japão, e foi rebaixado para a Segunda Divisão Japonesa”, apontou.
O questionamento também foi direcionado ao trabalho de Ronaldo Fenômeno, responsável pela administração da SAF do Cruzeiro, especialmente por caminhar em uma relação distante do torcedor, algo que não acontecia em seu início no clube. Em comparação, a equipe Celeste possui cinco pontos a mais que o Santos, o primeiro time na zona de rebaixamento,