Zagueiro brasileiro encerra longo ciclo na Europa e pode voltar ao Brasil

Com a janela de transferências se aproximando, as equipes do futebol nacional começam a se movimentar positivamente em busca de reforços. Neste momento, é a situação de Rafael Tolói, zagueiro de 34 anos, que chama a atenção nos bastidores. Ele está novamente à disposição no mercado. O defensor, que defende a Itália, deu adeus à Atalanta e encerra importante ciclo na Europa.

“Foram dez anos inesquecíveis, que mudaram completamente a minha vida. Aqui, amadureci como jogador e como homem. Levo comigo cada partida, cada emoção e a satisfação de ter gravado meu nome na história deste clube que se tornou minha casa. Sou grato a cada companheiro, treinador, funcionário e torcedor que fizeram parte dessa linda trajetória”, declarou Tolói.

O vínculo dele com o clube termina no próximo dia 30 de junho e não será estendido. Após o duelo contra o Parma, pela rodada final do Campeonato Italiano, no estádio Atleti Azzurri d’Italia, o profissional foi homenageado, em momento emocionante. Tolói não entrou em campo, e a Atalanta saiu derrotada por 3 a 2.

Zagueiro deixa importante marca na Europa

Na temporada 2024/25, Tolói entrou em campo em 17 oportunidades oficiais pela Atalanta, sendo titular em 6 e saindo do banco em 11. Esta foi a última de suas dez temporadas no clube, que o contratou em 2015/16, por R$ 14 milhões, junto ao São Paulo. No total, completou cerca de 300 partidas. Agora, com ciclo finalizado na Europa, busca nova etapa na carreira.

“Tenho um imenso orgulho de tudo que construí no clube. Foram anos de muito trabalho, obstáculos superados, títulos e, principalmente, dedicação total. Tive a felicidade de ser capitão, erguer um troféu europeu e fazer parte de um time que deixou seu nome na história. A Atalanta faz parte de mim e sempre estará no meu coração”, concluiu.