Titular absoluto na seleção equatoriana na Copa do Mundo 2022, Jhegson Méndez chegou ao São Paulo provocando muito entusiasmo ao time em relação seu futebol. Dessa forma, logo conseguiu agradar Rogério Ceni, que o elogiou bastante e deu espaço ao jogador no elenco tricolor. No entanto, desde a saída do ex-comandante e a chegada de Dorival Júnior, o atleta não teve minutos em campo e ainda não disputou nenhum jogo.
O volante equatoriano esteve no banco de reservas nos dois primeiros jogos de Dorival Jr à frente do São Paulo. Na estreia do novo técnico tricolor, que aconteceu diante do América-MG, pelo Brasileirão, o volante perdeu espaço para Luan, que não vinha sendo relacionado por Rogério por não ter chegado a um acordo para sua extensão de vínculo com a equipe do Morumbi.
Na segunda partida do treinador no comando do São Paulo, que ocorreu na última terça-feira (25), pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, Méndez mais uma vez não foi a escolha do técnico, que optou por mandar a campo o Gabriel Neves.
Mesmo com a opção de Dorival de poupar o meio-campista Luan, pelo fato do atleta vir de um longo período sem atuar na equipe são-paulina, Méndez não conseguiu espaço, sendo esquecido até aqui, pelo novo comandante do São Paulo.
Chegada de Méndez ao São Paulo
Jhegson Méndez chegou ao São Paulo sem fazer o clube realizar um grande investimento com sua contratação. O volante possuía vínculo com o Los Angeles FC, da MLS (Major League Soccer), dos Estados Unidos, até o fim de 2022. Sendo assim, o volante ficou sem contrato com o nenhum clube, e o São Paulo aproveitou a oportunidade de mercado para acertar com o equatoriano com baixo custo.
No entanto, a chegada do jogador provocou uma dor de cabeça para Ceni, o então treinador são-paulino. Isso porque o atleta bateu o pé e disse que não iria mais atuar com primeiro volante, demonstrando seu desejo de jogar um pouco mais adiantado, como segundo volante.
A atitude de Méndez trouxe um problema para o São Paulo de Ceni porque a equipe possui várias opções para segundo volante, como os atletas Gabriel Neves, Luan e Pablo Maia, mas suas opções de primeiro volante são muito poucas.
O São Paulo volta a campo neste sábado (29), para duelo diante do Coritiba, no Couto Pereira, pela terceira rodada do Brasileirão Série A. É mais uma oportunidade para saber se Méndez vai conseguir, finalmente, ir à cancha sob o comando de Dorival Júnior.
Desde que chegou, em janeiro deste ano, Méndez realizou 14 jogos com a camisa do São Paulo, com 7 vitórias, 3 empates em 4 derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 51,14%.