Xavi Hernandez, o respeitado treinador do Barcelona, está no centro das notícias de futebol mais recentes, e a palavra-chave é “estabilidade”. Em um cenário em que a janela de transferências está prestes a fechar, Xavi deixou claro que não está à procura de grandes mudanças na formação da equipe.
Segundo apurado, o treinador tem planos de realizar apenas uma saída de impacto, a de Ansu Fati. Além disso, Xavi garante que não deseja perder mais nenhum jogador. Nem Eric García, nem Marcos Alonso, nem Abde. Eles são todos parte da visão de Xavi para um Barcelona estável e unido.
Mas por que a ênfase na estabilidade?
Em meio a negociações de transferências complexas e potencialmente desestabilizadoras, Xavi aposta na manutenção de um núcleo coeso de jogadores. Garcia, Alonso e Abde têm um papel importante a desempenhar na sua visão para o time. A realidade é expressa de maneira mais eloquente nas ações do treinador. Depois de uma reunião com Eric García sobre seu futuro, Xavi insistiu que o zagueiro é “necessário” para sua equipe.
Embora Garcia tenha considerado uma troca para outro time após um interesse expresso pelo Girona, a convicção de Xavi em sua importância para o time prevaleceu. Garcia só seria transferido, não emprestado, porque economizar em seu salário não contribuiria significativamente para o ‘fair play’ financeiro.
E os outros jogadores? Como eles se encaixam nos planos de Xavi?
Abde, que tinha suas próprias dúvidas devido à falta de tempo em campo, encontrou um aliado em Xavi. O treinador enfatizou que Abde é um elemento diferenciador, um de seus wingers com maior capacidade de drible.
Por outro lado, Marcos Alonso parece determinado a permanecer no time. Xavi também não tem planos de deixá-lo partir. A ideia de dobrar a posição de lateral esquerdo com Cancelo não desagrada a Xavi, mesmo que isso implique riscos para as ambições continentais do clube.
Em resumo, embora as janelas de transferências possam ser um período movimentado para muitos clubes, Xavi está empenhado em direcionar o Barcelona para um final de mercado estável. Para ele, parece que a solidariedade e a consistência das equipes estão em primeiro lugar.