A partir da temporada 2024/25, vai entrar em vigor um novo formato da venda dos direitos de transmissão da UEFA Champions League. A entidade máxima do futebol vai dividir o modelo em dois pacotes de jogos, sem qualquer restrição as plataformas. A informação é do “UOL Esporte”.
A Team, que representa a UEFA, já está no Brasil, onde vai se reunir com as emissoras interessadas em adquirir os direitos das partidas da competição. Warner, ESPN, Amazon, Paramount, Globo (Sportv) e SBT devem marcar presença na briga.
Vale ressaltar que a partir da temporada 2024/25 tanto a Liga dos Campeões, como as demais competições europeias vão adotar o formato suíço. Ou seja, não haverá mais fase de grupos e o número de participantes vai subir para 36. As equipes vão jogar um total de oito partidas em turno único.
Desses 36 times, um total de 24 avança para as oitavas de final, sendo os oito primeiros diretamente a esta fase e os 16 restantes se enfrentarão em um play-off para definir os demais classificados.
E como isso afeta dos direitos de transmissão da Champions League?
A UEFA, por meio da Team, informou que agora a venda da exibição dos jogos será feita em dois pacotes: um para os duelos de terça e outro para os duelos de quarta-feira. Ambos os pacotes poderão transmitir a final e não existe restrição de plataforma.
Isso pode afetar a TV Aberta, uma vez que não existia mais motivo para comprar tantas partidas sem ter sequer espaço para exibir a todos. Mesmo assim, a UEFA pretende manter a competição também em sinal aberto em razão de sua promoção.
Existe a chance também das plataformas se unirem para dividir as partidas, como também uma negociação entre o streaming e a TV aberta.
Por fim, as propostas devem ser enviadas até o dia 21 de março. Após isso, haverá uma reunião com a UEFA para negociação. A entidade espera que haja um aumento no valor dos direitos de transmissão das partidas.