Após propostas de equipes estrangeiras, entre elas Inglaterra, Rússia, EUA e Turquia, o volante José Cifuentes optou pela prancheta do Cruzeiro como sua nova casa no mundo do futebol. O volante de 24 anos, emprestado pelo Rangers da Escócia, expressou os fatores que o convenceram a se juntar à equipe mineira para a temporada 2024.
“O que me trouxe aqui para o Cruzeiro foi o projeto. Quando conversei com a diretoria, me atraiu muito. O empréstimo ser de um ano também. Foi um tema para organização com minha família”, afirmou.
Carreira internacional vivida em tenra idade
Nascido no Equador, Cifuentes já experimentou o futebol em várias regiões – América do Sul, Europa e América do Norte. A oferta cruzeirense foi a que mais lhe apeteceu em meio a uma gama de propostas. “Haviam dois times russos, porém a guerra que está acontecendo lá foi algo que não poderia ser concretizado (a transferência).
Algumas equipes europeias e americanas não podiam receber dinheiro da Rússia. Havia um time da Turquia e Championship (Segunda Divisão da Inglaterra). Em teoria, seriam cinco meses (de contrato), então era tirar minha família de onde já estava adaptada pra outro lugar que seria um problema. Então, tive que tomar a melhor decisão, e por isso estou aqui.”, contou.
Sua estreia com a camisa do Cruzeiro foi no segundo tempo do jogo contra o Pouso Alegre, resultando em vitória por 2 a 0. Cifuentes substituiu Lucas Silva, desempenhando seu futebol no centro do campo. “Em muitas equipes, fui um camisa 8 atacando. Também posso fazer a função e me soltar um pouco mais. Eu me adapto ao sistema de jogo que o treinador quiser”, afirmou o novo reforço.
Expectativas pelo jogador são altas
O contrato de Cifuentes com o Cruzeiro foi anunciado no dia 7 de fevereiro. Considerado uma das grandes promessas do futebol equatoriano, o jogador acumula passagens pela Universidad Catolica, de Quito, e Los Angeles FC, nos EUA, onde somou 120 jogos, 15 gols e 19 assistências em quatro temporadas.
Ainda em solo americano, Cifuentes foi convocado para a Copa do Mundo no Catar, onde jogou na estreia contra os donos da casa e contra o Senegal, na fase de grupos. A torcida do Cruzeiro espera que a experiência internacional e o potencial do meio-campista possam contribuir para uma bem-sucedida temporada.