Nas últimas semanas o Santos ganhou um presente fora do comum: uma trave.
Para quem possa se surpreender, isso tem uma razão: foi um presenta da Volkswagen. A montadora alemã teve no Brasil o automóvel Gol que foi produzido de 1980 até 2023 e vendeu mais de 8 milhões de unidades.
Porém, a empresa optou por descontinuar o modelo que será substituido pelo Polo Track.
Com isso, neste ano a VW optou por criar um modelo de despedida — o Gol Last Editon. E pela similaridade do nome com o futebol, optou por um presente.
Uma unidade deste modelo comemorativo foi derretida e com o resultado foi fabricado duas traves oficiais que foram colocadas na Vila Belmiro.
Motivo do presente para o Santos
A escolha teve razão: O Santos é o clube com mais gols na história do futebol mundial. São 12.869. Em 2014, foi a primeira equipe a atingir a marca de 12 mil gols.
“Nós, da Volkswagen do Brasil, abraçamos a ideia inédita de transformar o Gol em traves da Vila Belmiro, deixando o modelo na história. O Volkswagen Gol é um ícone e inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional. Assim como o futebol, o Gol é uma paixão, está nos corações dos brasileiros e merecia uma despedida à altura do seu sucesso”, afirmou Livia Kinoshita, gerente executiva de marketing da Volkswagen do Brasil.
E a medida deu certo. Logo na estreia o Santos venceu por 2 a 1 o Mirassol no Campeonato Paulista de 2023.