Os fãs do futebol brasileiro tem um novo local para visitar a partir de 2023. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta semana planos para se mudar para um novo endereço no Rio de Janeiro, na prestigiosa localização da Barra da Tijuca, Zona Oeste.
O novo complexo, que inclui um museu do futebol brasileiro, foi adquirido com recursos próprios por um valor de R$ 70 milhões na época, sendo no valor corrigido para 2023 pelo IPCA, índice de preços do consumidor, o total de 134 milhões. A nova sede é uma significativa atualização da atual, que ocupa apenas um andar alugado de um condomínio no mesmo bairro.
Localizados na Avenida Luís Carlos Prestes, próxima ao Barra Shopping, os novos prédios já estão construídos e prontos para a transição. Segundo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, na época, manter a sede da CBF no Rio de Janeiro sempre esteve em seus planos desde que assumiu o cargo em março de 2013.
Quais os benefícios trazidos?
O prefeito Eduardo Paes expressou satisfação pelo fato de a sede permanecer na cidade. Em consequência, a cidade se beneficia da atração de turistas e apreciadores de esporte para visitar o museu do futebol brasileiro.
A nova sede da CBF foi projetada de acordo com as normas de sustentabilidade. Trata-se de um “prédio verde”, equipado com sistemas de captação de água da chuva, telhados verdes para redução do calor, economia de energia através do uso de lâmpadas LED e ar condicionado VRF que reduz o consumo energético.
Além disso, o prédio de mais de 5.560m² de área construída e 1.008 m² será cercado por solo permeável, diminuindo o impacto sobre as paredes fluviais e contribuindo para o equilíbrio ambiental na área urbana.
Com uma estrutura moderna e ambientalmente consciente, a nova sede da CBF promete oferecer maior conforto para os empregados da entidade e visitantes do futuro museu do futebol brasileiro. Por fim, também foi anunciado que a construção do novo centro de treinamentos da Seleção começará no bairro Recreio dos Bandeirantes.