Atualmente atuando no time profissional do Cruzeiro, o jovem Robert está dando os primeiros passos em sua carreira no futebol. No entanto, sua trajetória poderia ter seguido um caminho diferente, longe dos gramados, e sim, nas pistas de terra.
“Logo aos 3 anos, eu já amava praticar esportes, então comecei a andar muito logo, ainda pequeno. Um dos motivos é o meu pai, que também praticava. Ele era minha inspiração. Jogava futebol, mas era só um hobby. Ganhei campeonatos mineiros, brasileiros e até o Sul-Americano. Sempre gostei bastante do bicicross”, afirmou o jogador em entrevista ao site GloboEsporte.
Nascido em Pirapora, cidade do interior de Minas Gerais, o atacante de 18 anos se destacou no bicicross dos 3 aos 11 anos. Ele conquistou títulos mineiros, brasileiros e até mesmo sul-americanos no BMX. Os registros de seus títulos mineiros podem ser encontrados na página dos campeões de 2013 e 2014, nas categorias “Boys 7” e “Boys 9”, respectivamente, no site da Federação Mineira de Ciclismo.
No entanto, o futebol mudou o rumo da vida de Robert após ser observado em uma peneira em Pirapora por olheiros do Cruzeiro. Os primeiros anos na base do Cruzeiro não foram fáceis para Robert. Enquanto ele treinava, seus pais se dividiam entre Belo Horizonte e Pirapora, sua cidade natal.
Gradualmente, Robert está recebendo suas primeiras oportunidades no time profissional. Ele foi titular pela primeira vez contra o Coritiba. Recentemente, ele também renovou seu contrato com o Cruzeiro até o final de 2027.