A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nessa terça-feira (2), o diálogo entre o árbitro de campo e o VAR durante o confronto Londrina x Criciúma pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A partida terminou com o empate em 1 a 1, e o lance que gerou o debate na arbitragem ocasionou a marcação de um pênalti, responsável pela igualdade do placar.
Eram decorridos 28 minutos da primeira etapa, quando o meia Fellipe Mateus disputou a bola com o meia Diego Jardel dentro da área. O atleta do Londrina chutou a perna do adversário e o árbitro da partida, Matheus Delgado Candançan, acabou vendo pênalti na jogada e apontou a marca da cal.
Mas o VAR, sob responsabilidade do árbitro Adriano de Assis Miranda, chamou o árbitro de campo para consultar as imagens.
Diálogo entre os árbitros da partida
O VAR chamou o árbitro de campo e o recomendou a voltar atrás após sinalizar a marca da cal favor do Londrina. Isso porque o jogador da equipe paranaense havia acertado um chute na panturrilha do Fellipe Mateus.
“Recomendo para não pênalti. O jogador de número 7 [Fellipe Mateus] apoia o pé no chão e o 10 [Diego Jardel], num movimento de chute, chuta a sua panturrilha, tá? O 10 que chuta a panturrilha do 7. Ele já está com o pé apoiado no chão”, disse o VAR.
O juiz de campo foi consultar o VAR e assistiu às imagens por vários ângulos e acabou confirmando a marcação penal.
“Pra mim, o jogador de azul (Diego Jardel) está no momento do chute. O amarelo [Fellipe Mateus] coloca o pé e calça antes da batida da bola. Vou voltar com minha decisão de tiro penal”, disse o árbitro de campo.
O volante João Paulo converteu a penalidade e empatou o jogo em 1 a 1, o marcador havia sido inaugurado por Crystopher.