O meia Alex Santana, que marcou o gol do triunfo do Athletico-PR sobre o Palmeiras, na última terça-feira (30) na partida de ida da semifinal da Copa Libertadores tem passagens de destaque no Inter e no Botafogo.
O jogador, que está com 27 anos, chegou ao Furacão nesta janela de transferências por cerca de 2,5 milhões de euros (R$ 13 milhões) em uma negociação junto ao Ludogorets, da Bulgária, e vem se destacando na equipe treinada por Luiz Felipe Scolari.
Apesar disso, o atleta soma passagens marcantes no futebol brasileiro, mais especificamente no Inter, quando foi afastado por problema disciplinar em 2013 e no Botafogo, quando marcou um golaço do meio de campo.
No Colorado, mesmo tendo potencial acabou recebendo poucas oportunidades e foi emprestado a Criciúma, Guarani e Paraná, onde explodiu e assim regressou ao time gaúcho, em 2017. Mesmo assim, não foi utilizado pelo então técnico Guto Ferreira e acabou deixando o clube novamente no ano seguinte.
Após sua segunda passagem pelo Paraná, voltou ao Inter, mas foi negociado com o Botafogo em uma troca que envolveu a ida do meia Rodrigo Lindoso para o clube de Porto Alegre.
No Alvinegro Carioca, ganhou destaque após marcar um golaço contra o Defensa y Justicia, pela Copa Sul-Americana de 2019. Foram 10 gols naquele ano, o seu melhor em solo brasileiro.
No ano seguinte, foi comprado pelo Ludogorets, da Bulgária, onde se transformou no protagonista da equipe, conquistando por duas vezes a Liga Búlgara e a Supertaça da Bulgária. O brasileiro permaneceu por lá até julho, quando acertou com o Athletico.
No duelo contra o Palmeiras, não só marcou o gol que deixou o Furacão em vantagem para a volta como também foi eleito o craque do duelo pela Conmebol.
Athletico-PR e Palmeiras se enfrentam em São Paulo por uma vaga na final da Libertadores
Por fim, as duas equipes voltam a se encontrar na próxima terça-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. Qualquer empate dá a vaga ao time paranaense na final. Uma vitória simples dos donos da casa leva a decisão para os pênaltis.