Vitória ainda corre o risco de cair para a Série D do Brasileirão

Em 2018, o Vitória, um dos times mais tradicionais do Nordeste e do país, se viu rebaixado para a Série B. Como se não bastasse isso, em 2021, os torcedores do Rubro-Negro baiano ainda sofreram com outro rebaixamento, dessa vez para a Série C.

O risco de cair para a Série D é pior ainda e atormenta os torcedores do Vitória. No entanto, esse fantasma foi levemente espantado. Na 13ª rodada, disputada no último sábado (2), o Leão venceu o Figueirense por 2 a 0 e chegou a 15 pontos, três a mais que o Ferroviário, que abre a zona de rebaixamento. O Vitória pulou para a 13ª posição.

De acordo com matemáticos, o Rubro-Negro viu as chances de rebaixamento caírem para 24.1%. Inclusive, o Vitória se aproximou da zona de classificação – está a quatro pontos faltando seis rodadas. Mas a probabilidade de classificação é baixa: 7.6%.

Primeiro semestre conturbadíssimo custou caro

Os primeiros meses do Vitória em 2022 foram um caos. Após campanhas ruins no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste, o time começou a Série C muito mal. O Rubro-Negro Baiano demitiu quatro técnicos desde o início do campeonato nacional e fez mais de 20 contratações, em uma folha salarial que custa cerca de R$ 700 mil em reforços que não agregam;

O próximo jogo do Vitória é contra o São José neste domingo (10), às 17h, no estádio Francisco Noveletto. A partida será válida pela 14ª rodada da competição. A Série C é disputada em turno único de 19 rodadas – os oito primeiros avançam para as quartas de final.