O Flamengo conta com um importante histórico de revelações nos bastidores, com nomes que saíram da Gávea para se aventurar à Europa, e acabaram conquistando importante destaque. Foi o caso de Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e agora, segue se desdobrando de maneira positiva sobre a carreira de João Gomes. Atualmente, o volante possui importante desafio, com apenas 22 anos.
O jogador foi revelado pelo Flamengo ainda na temporada de 2020, e foi se destacar dois anos depois. o atleta passou a ser lembrado no elenco titular, nas campanhas do clube carioca nos títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, ainda na temporada de 2022. A torcida recorda o momento com grande saudade, já que logo, o atleta se despediu.
Com a importante participação, olhares ainda mais atentos ao Flamengo, as equipes do futebol europeu passaram a especular a contratação. Em um primeiro momento, uma negociação com o Lyon, da França, não funcionou, sendo vendido oficialmente ao Wolverhampton, da Inglaterra, por 18,7 milhões de euros (R$ 99 milhões, na cotação atual), no começo do ano passado.
Assim, com grande dedicação, alcançou o destaque esperado pelo clube inglês. No último domingo (4), o diferencial do atleta ficou evidente em mais uma oportunidade. Em confronto pela Premier League, o Wolves conseguiu uma importante vitória sobre o Chelsea, de virada, por 4 a 2. João Gomes acabou proporcionando uma atuação essencial.
Em uma jogada de destaque, quando a equipe ainda estava lidando com uma possível derrota, o jogador proporcionou uma bela assistência para outro brasileiro. O atacante Matheus Cunha fintou o defensor do Chelsea, após passe de João Gomes, garantindo uma arrancada para o todo o elenco. O vídeo impressionou nas redes sociais.